terça-feira, 20 de julho de 2010

ROSEANA USA JORNAL DE SUA PROPRIEDADE PARA FAZER PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR

Blog do John Cutrim
Nem bem iniciou a campanha eleitoral e os veículos de comunicação pertencentes à candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar” ao governo do Estado, Roseana Sarney (PMDB), já começaram fazer propaganda eleitoral da peemedebista – e de forma irregular.

O Jornal Estado do Maranhão, na sua edição de ontem (18), publicou uma matéria sobre a visita de Roseana à cidade de Peri-Mirim, na região da baixada maranhense. De acordo com o teor do texto publicado no EMA, alguns trechos podem configurar propaganda irregular.

Além de usar os meios de comunicação de sua propriedade sem dar espaço para os outros candidatos – o que já denota outra irregularidade – Roseana aproveitou do espaço da sua mídia para promover e alavancar sua campanha.

Na sessão de política do matutino, na página 2, a reportagem cita no preâmbulo a agenda que Roseana cumpriu no município de Peri-Mirim, o qual informa a participação dela numa grande carreata e de uma reunião com vereadores e líderes comunitários/políticos da região.

No sexto parágrafo da reportagem, o jornal destaca a fala de uma eleitora chamada Gisamara Pereira, 16 anos, que vai votar pela primeira vez. Ela, além de declarar seu voto em Roseana, explica mais adiante o porquê de fazê-lo, citando realizações da candidata nas áreas de educação e emprego, ou seja, o jornal ao reproduzir acabou cometendo ato de propaganda irregular.

Eu voto em Roseana porque acredito que ela é forte e se preocupa com a gente que é jovem. Ela cria oportunidade de educação e emprego para nós que moramos no interior” (sic).

Atentem bem para o que a eleitora afirma: ‘Eu voto em Roseana.’ Mais explícito do que isso…  Pois bem, a denúncia está feita, cabe agora a atenta procuradora eleitoral Carolina da Hora – que monitora todos os jornais, sites, blogs etc. – analisar e tomar as devidas providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário