segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pesquisa: 'Estamos cansados de ver manipulação', diz Zé Reinaldo

Do Jornal Pequeno

O ex-governador do estado, José Reinaldo Tavares (PSB), candidato ao Senado, pediu cautela quanto a análise sobre a pesquisa Escutec divulgada pelo jornal "O Estado do Maranhão", de propriedade da família Sarney, na tarde deste sábado (24), sobre as intenções de votos para o cargo de governador nas próximas eleições.


Zé Reinaldo lembrou o último pleito, em 2006, quando os veículos de comunicação ligados à oligarquia Sarney anunciava a eleição de Roseana no primeiro turno.

“Pesquisas encomendadas pela oligarquia devem ser vistas com atenção, porque, ao longo das eleições que eles fizeram parte, a manipulação de informações foi muito grande. Em 2006, essa mesma empresa que fez essa pesquisa colocou, a três ou quatro dias da eleição, Roseana ganhando no primeiro turno com 57% e ela terminou com 47% três dias depois. O Jackson ficou com 27% e ele terminou com 35% e o Vidigal com uma diferença de dois pontos a mais no resutado da eleição”, relembrou Zé Reinaldo, que está cumprindo agenda de campanha no interior do estado.



Na pesquisa divulgada pelo jornal, elaborada pela Escutec, com consulta entre os últimos dias 19, 20,21 e 22, se as eleições fossem hoje, Roseana Sarney (PMDB) sairia com 50,4% dos votos. Em segundo lugar aparece Jackson Lago (PDT), com 25,8% e Flávio Dino (PCdoB) em terceiro, com 16,8%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MA e TSE, segundo o jornal.



Zé Reinaldo defendeu a necessidade de divulgação de informações isentas, sem manipulação, confrontando o real desejo do povo maranhense. “Essas pesquisas devem ser isentas para serem respeitadas. Nesse caso eu avalio o seguinte: jogaram a Roseana para cima, o Jackson, possivelmente, deixaram onde ele está, e botaram o Flávio para baixo, tentando induzir as pessoas de que ela ganharia no primeiro turno. Roseana nem ganha no primeiro turno e nem vence a eleição. Vai haver segundo turno e já vimos esse filme em 2006. Acredito que o Flávio está bem acima”, analisou o ex-governador do estado.

O candidato frisou que essas pesquisas devem ser encaradas com cautela. Conforme disse, pela aceitação e experiência nesses dias de campanha, Flávio Dino, membro da coligação Muda Maranhão, está acima de 20% e o segundo turno é certo. “Estamos cansados de ver manipulação. Dessa vez eles foram mais modestos, porque diziam que venceriam no primeiro turno. Não dizem diretamente, querem induzir. O povo maranhense não quer continuar com esse tipo de governo que coloca o estado abaixo de todos os outros. O último exemplo agora foi o Enem [Exame nacional do ensino Médio], que o Maranhão perdeu cinco posições na classificação, saindo de 21º lugar para 27º neste último ano”, concluiu.

SENADO

Mesmo sem ter sido ainda divulgada, Zé Reinaldo acredita que a pesquisa de intenção de votos, prevista para ser divulgada nos próximos dias, também poderá vir com informações errôneas. “Acredito que vão colocar Lobão na frente e eu de empate técnico com outro candidato, mas estamos confiantes e sabemos o que o povo quer”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário