Usou como exemplo o crescimento do DEPUTADO FLÁVIO DINO, que em Dezembro de 2009 segundo o SENSUS tinha 10%. O ESCUTEX / ESTADO DO MARANHÃO divulgou pesquisa onde FLÁVIO DINO teria agora 16,8%. O seu crescimento neste período de 7 meses foi de 61%.
Ocorre que no mesmo período, de acordo com os números dos mesmos institutos de pesquisa, A Governadora Roseana Sarney Murad, cresceu apenas 6%.Todos nós sabemos que a máquina estatal gastou milhões em propaganda enganosa, e muitos, muitos milhões mais, em convênios eleitoreiros, que não renderam as intenções de voto pretendidas, porque simplesmente os milhões não chegaram ao seu destino natural: O POVO.
A tentativa de mostrar vitória no primeiro turno, desmantelou-se de tal forma, que o jornalista miranteano vem a público tentar desconstruir as matérias sobre o crescimento de FLAVIO DINO na corrida sucessória, postadas por diversos colegas seus, mas termina demonstrando clara e inequivocamente A VERDADE retratada nas pesquisas já divulgadas.
Veja a aula de Marco D'eça:
Jornalistas insistem no mesmo erro; 6% é de diferente de seis pontos percentuais
Publicado em 27/07/2010 por marcodeca
Por inexperiência, despreparo ou má fé mesmo, boa parte dos jornalistas políticos maranhenses comete um erro crasso na análise de pesquisas eleitorais e afins – confundem porcentagem com ponto percentual e acabam confundido também o eleitor.
Servem como exemplo os índices do candidato Flávio Dino (PCdoB). Na pesquisa divulgada domingo, ele aparece com 16,8% das intenções de voto.
Não existe nenhuma outra pesquisa para comparar se o comunista cresceu ou não, mas estão usando uma pesquisa de dezembro, na qual ele aparecia com 10%.
Bastou isso para que tascassem a manchete: Flávio Dino cresceu 6% em sete meses.
Errado! Flávio Dino cresceu seis pontos percentuais, ou quase 61% em relação à pesquisa anterior.
O despreparo é tamanho, que nem sabem aproveitar a deixa para uma manchete mais forte.
Um ponto percentual não significa 1%. Um ponto pecentual em cima de 10% significa um aumento para 11%, mas 1% de 10% significa aumento para, apenas 10,10%.
Se Flávio Dino tivesse crescido 6%, ele subiria para, apenas, 10,6%.
A diferença é sutil, precisa anos e anos de experiência para entender e confunde muitos “especialistas” Brasil a fora.
Primoroso em sua forma de analisar contextualizar fatos e história, o blog faz questão de ensinar o certo.
Mais uma vez…
LERAM ATENTAMENTE?
CONLUSÃO: ENQUANTO FLÁVIO DINO CRESCEU 61%, ROSEANA SARNEY CRESCEU APENAS 6%.
VAI VENCER NO PRIMEIRO TURNO?
QUE RESPONDA O POVO DO MARANHÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário