quinta-feira, 29 de julho de 2010

BACABAL: MEGA SENA DOS POLÍTICOS

Do Blog do Cardozo


Parece uma sina. Como se fosse um eterno castigo, então. A bela e hospitaleira cidade de Bacabal não tem tido sorte, ao longo de muitos anos, com os administradores que elege.


Ampla maioria entra como se fosse um garimpeiro abençoado. Entra com o saco vazio e sai do cargo bamburrando.

Ou, diria até, que outros entram com um patrimônio médio, como um comerciante um busca de prosperidade, e levantam da cadeira com enorme fortuna.

A cidade, que deveria ser hoje uma das mais desenvolvidas do Maranhão, até pela sua localização geográfica, pelas riquezas naturais, pela sua própria existência e, sobretudo, pela altivez do seu povo, permanece sempre no mesmo patamar.

Boa parte dos que já administraram a cidade, incluindo o atual prefeito, Raimundo Lisboa, tem formação na área médica.

Seria uma grande oportunidade para Bacabal ser a referência no setor. Qual nada. Os médicos ficam milionários, donos de clínicas e hospitais, e a saúde do povo bacabalense permanece na UTI.

Sem falar nos comerciantes que tiveram a oportunidade de administrar a cidade. Boa parte populista e mágico no enriquecimento pessoal. Negociam o tempo todo, tecem a renda e mostram como é possível o milagre da fazenda…de gado.

Bacabal poderia ser hoje, repito, uma das maiores cidades do Maranhão. Já teve governadores e vice-governadores e até senador.

João Alberto fez apenas na cidade um aeroporto, que acredito esteja abandonado. O pedreirense Jackson Lago, mas com sangue bacabalense, não tenho a menor informação de alguma realização sua em Bacabal.

O Brasil passa hoje por um processo de mudanças jamais visto em sua história, graças à iniciativa de libertação do seu povo.

O Maranhão começa a despertar, embora o processo aqui seja mais lento, até por questões culturais. Bacabal, espero um dia, acorde e mude essa página repugnante de sua história.

Siga o Blog do Luis Cardoso no Twitter.





Nenhum comentário:

Postar um comentário