terça-feira, 27 de julho de 2010

José Reinaldo responsabiliza Roseana por queda na qualidade da educação


Do Jornal Pequeno


O candidato ao Senado, ex-governador José Reinaldo Tavares, creditou à governadora e candidata Roseana Sarney a responsabilidade pelo “resultado desastroso” das escolas do Maranhão nas provas do Enem [Exame nacional do Ensino Médio], durante reunião com lideranças na cidade de Nina Rodrigues, quinta-feira.


“Entre as 20 piores escolas do Brasil, cinco são do estado. E Roseana ainda disse que a culpa era de governos anteriores. Ela, certamente, está se referindo ao dela. Quando assumi não tinha ensino médio em 159 municípios e coloquei em todos”, afirmou.

Em Vargem Grande, conforme referiu-se o repórter José de Fátima, uma escola está fechada desde o dia 2 de março para reforma. Trata-se da Raulina de Sousa e Silva, que previa o prazo de conclusão das obras em 24 de abril e, ainda em julho, não possui previsão de entrega.

Estavam presentes os vereadores Erlan e Iratan Diamantina, o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais do município, Riba Espíndola, além do presidente municipal do PCdoB, Silvan Costa. Na platéia, também Samuel Vitermos, Pindaré, presidente municipal do PHS, Ramon Correia (PPS), Beta Coutinho (PSB), Aguinaldo Nunes (PDT), o delegado Jefferson Portela, bem como Antônio Teixeira, secretário municipal de agricultura; Moisés Martins, representante da Pastoral da Juventude; Milton Teles, coordenador de esporte de Nina Rodrigues, Chico da Cohab, representante do PT de Chapadinha. Candidatos das eleições de outubro puderam falar de suas propostas, entre eles Júlio Guterres, pleiteia uma vaga na Assembléia Legislativa, Domingos Dutra, o professor Adonilson Lima. Caravana de Belágua.

O Maranhão caiu cinco posições entre os anos de 2008 e 2009 no ranking nacional de médias do Enem, segundo levantamento divulgado esta semana pelo MEC. Conforme os dados disponibilizados, em 2008, o estado ficou na 21ª posição, obtendo uma média de 46,80 pontos, entre questões objetivas e a redação. No ano passado, quando se adotou um novo formato no exame, o Maranhão obteve média de 496,26, também entre questões objetivas e a redação. O cenário rendeu a 26ª posição, a penúltima entre os 27 estados da Federação, perdendo apenas para Roraima, com média de 494,06 pontos.

Na classificação de 2008, apenas uma escola maranhense estava entre as 20 piores do país; a estadual Unidade Integrada Emésio Dário de Araújo. Em 2009, esse número aumentou. Cinco escolas maranhenses estão entre as piores do país, sendo que todas elas estão sob responsabilidade do Governo do Estado.

A pior de todas é o Centro de Ensino Médio Vicente Maia, uma escola de turno noturno que funciona do Centro de Ensino do Anjo da Guarda, e atende principalmente a alunos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA)

Itapecuru Mirim – Em Itapecuru, que comemorava 140 anos, a comitiva da coligação “Muda Maranhão” foi recebida com entusiasmo. José Reinaldo também fez parte da caminhada, que percorreu as principais ruas do centro comercial, e foi lembrado pela população por suas realizações.

Durante o todo o percurso, os comerciantes, moradores e feirantes conversaram e deixaram mensagens de apoio e confiança a Zé Reinaldo.

Itapecuru figurou entre as cidades que receberam ações durante o governo de Zé Reinaldo. Entre as atividades de seu plano de governo, o aumento no número de vagas da Uema. Nos anos em que foi governador, as matrículas foram ampliadas em mais de 10 mil e Itapecuru foi uma das beneficiadas, junto a outras dez cidades.

Antes do governo de Zé Reinaldo, apenas São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês e Açailândia possuíam campus da universidade estadual.

2 comentários:

  1. Vejam essa palhaçada com o povo Maranhense
    http://hiroshibogea.blogspot.com/2010/07/nao-foi-por-falta-de-aviso.html

    ResponderExcluir
  2. Olha só a safadeza: http://hiroshibogea.blogspot.com/2010/07/nao-foi-por-falta-de-aviso.html

    ResponderExcluir