quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PROGNÓSTICOS DE MARCO D'EÇA PARA ELEIÇÕES DE 2010. AGUARDEM E CONFIRAM DEPOIS...

Os campeões de voto para federal…

      Diferentemente da disputa na Assembléia Legislativa, a corrida pelas vagas de deputado federal é mais conservadora em termos de campões de voto e pouco muda de eleição para eleição.


Os campões de sempre: Gastão Vieira (PMDB), Sarney Filho (PV), Pinto Itamaraty (PSDB), Nice Lobão (DEM)…


A ausência de nomes bons de voto, porém – como os tucanos Roberto Rocha e Sebastião Madeira, por exemplo – abriu espaço para novas promessas.


Entre estas, o ex-secretário Luciano Moreira (PMDB) é o mais cotado para figurar entre os mais votados.

                                              Com fortes apoios no interior do estado e uma penetração consistente em São Luís, Moreira deve ter um caminhão de votos

.
Outro que pode figurar nesta lista é o pedetista Weverton Rocha. Pelo menos é o que se depreende da estrutura de campanha, da base de apoios em vários municípios e do volume de campanha em todo oe estado.

Entre os mais votados para a Câmara Federal devem figurar ainda Pedro Fernandes (PTB) e Pedro Novais (PMDB
 


A lista não passa disso. É aguardar e conferir depois…














Os prováveis campeões de voto na Assembléia: eles têm força para levar outros juntos…


Ricardo Murad é um dos fortes candidatos
Pelo volume de campanha que se vê nas ruas, pela estrutura demonstrada pelos candidatos e pela avaliação de especialistas em eleições, já é possível montar um painel com os prováveis campeçoes de voto nas eleições para a Assembléia Legislativa em outubro.


Cleide Coutinho deve estar entre os campeões


Haverá um campeão de votos em cada coligação, mas a disputa geral certamente se dará entre os deputados Ricardo Murad (PMDB), Max Barros (DEM), Victor Mendes (PV) e Raimundo Cutrim (DEM), e as deputadas Gardeninha Castelo (PSDB), Cleide Coutinho (PSB) e Graça Paz (PDT).

Todos estes deputados certamente vão superar a casa dos 40 mil votos – alguns chegarão até mais longe – e terão como característica o fato de garantir não só a própria eleição, mas também ajudar na eleição de alguns colegas de coligação.



Graça Paz mostra volume de campanha
A regra eleitoral funciona assim: para entrar no rateio das vagas da Câmara e da Assembléia, cada partido ou coligação deve obter uma cota mínima de votos, o coeficiente eleitoral .

 Este ano, estima-se o coeficiente para a Assembléia em 73 mil votos.


Victor Mendes é cotado entre os primeiros


Assim que atingir esta cota, o partido garante uma vaga ao mais votado. São estes candidatos que se elegem direto, sem depender da soma dos colegas.



E, por isso, tem condições de ajudar na eleição de alguns outros membros da coligação, uma vez que sua votação entra na soma do coeficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário