quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DEPUTADO DO PMDB ELOGIA AÇÕES DE ZÉ REINALDO NA EDUCAÇÃO

Do Blog do Luis Cardoso



O deputado estadual Alberto Franco (PMDB) elogiou as ações do ex-governador e candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares (PSB), na área da educação. Pela passagem do dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto, o aliado de Roseana Sarney (PMDB) lembrou o vestibular gratuito da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), sancionado e implantado pelo ex-governador Zé Reinaldo, que beneficiou milhares de estudantes maranhenses.

Alberto Franco fez referência, que caracterizou como justa, ao ex-governador José Reinaldo Tavares. A  Lei nº 8.199/2004 estabeleceu o vestibular da UEMA gratuito para os estudantes da rede pública e privada. “O governador, à época, reconhecendo a importância social do projeto, sancionou a lei e os estudantes comemoraram. E hoje, no estado do Maranhão, os estudantes da rede pública e aqueles da rede privada que se declararem sem condições de pagarem a taxa do vestibular podem fazer o vestibular da UEMA gratuitamente. Mais de 250 mil estudantes no Maranhão já se beneficiaram desta lei”, disse Alberto Franco, autor do projeto.
O peemedebista defendeu a aplicação da lei como forma de incluir alunos impossibilitados de pagar as taxas cobradas pelas inscrições em vestibulares. “A taxa do vestibular para as pessoas humildes atua como fator de exclusão. O estudante que não tem R$ 50 ou R$ 70 para pagar a taxa do vestibular, ele é excluído do processo e impedido de ter o acesso ao ensino superior. Isso aconteceu comigo e acontece ainda com milhares de pessoas no Maranhão”, comentou.
Zé Reinaldo, candidato a senador pelo Maranhão, esteve presente em reunião com professores, coordenadores e diretores de escolas, bem como representantes do Simproesemma  (Sindicato dos Professores do Maranhão) para reafirmar seu compromisso com a classe educacional do estado.

Ele lembrou aos educadores que uma das marcas de seu governo foi a implantação do ensino médio em 159 municípios, antes presente em apenas 58 cidades. “Nosso governo foi perseguido, não tínhamos recursos federais. Tivemos uma luta gigantesca para organizar o estado e poder cumprir todas as metas”, disse demonstrando o esforço de elevar a qualidade da educação no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário