segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OS ERROS DO IBOPE NO MARANHÃO SÃO ENUMERADOS POR ZÉ REINALDO



O candidato a senador pelo Maranhão, ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), criticou a pesquisa do Ibope e comparou o cenário atual ao de 2006, quando os números divulgados em todas as rodadas de pesquisas feitas pelo mesmo instituto apontaram vitória de Roseana Sarney em primeiro turno. A eleição foi decidida em segundo turno e a filha de Sarney foi derrotada por Jackson Lago (PDT). A pesquisa de intenção de votos para governador do Maranhão, realizada pelo Ibope, foi divulgada na sexta-feira, 27, pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney.


“Vamos votar no Flávio Dino que é candidato a governador e vai vencer as eleições. Porque ela (Roseana Sarney) só cai e só Flávio cresce. Em 2006, o Ibope colocava: ‘Roseana ganha em 1º turno com 70%. Olha o desespero, vão colocá-la lá em cima e o Flávio lá em baixo. Mas é mentira, não acreditem. É essa brincadeira que atrapalha o Maranhão”, criticou o ex-governador.

Zé Reinaldo citou o extenso histórico de erros do Ibope nos prognósticos eleitorais no Maranhão. Nas eleições para governador do Estado, em 2006, o Ibope também foi contratado pela TV Mirante para avaliar o cenário das intenções de voto no Maranhão. Todas as pesquisas foram desmentidas pelas urnas.

Uma delas, publicada por “O Estado do Maranhão” em 14 de agosto daquele ano, afirmava que “70% dos maranhenses dão como certa vitória de Roseana Sarney”. Jackson Lago (PDT), eleito governador no segundo turno daquele ano, aparecia com tímidos 12% dos eleitores.




Com levantamento também em São Luís, o Ibope mostrou que em 9 de julho, Roseana tinha 41% dos eleitores da capital, subiu para 53% em 12 de agosto e em 24 de agosto, já tinha 54%. O candidato pedetista, nos mesmos períodos, oscilou negativamente de 30% para 29% e, por último, para 27%. Após a apuração dos votos a derrota de Roseana Sarney em São Luís foi acachapante.

Dia 27 de agosto, o Ibope disse registrar novo crescimento de Roseana após início de campanha na TV. A matéria afirmava que se as eleições fossem naquele dia, Roseana Sarney seria eleita no 1º turno com uma grande diferença sobre os demais candidatos. Pesquisa apontava a tendência de crescimento após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV e chegou aos 66% das intenções de voto. Seu adversário mais próximo, Jackson Lago (PDT) aparecia com 20%, 46 pontos percentuais atrás da candidata pefelista.



Outra pesquisa do mesmo instituto, em 1º de setembro, dizia que estava consolidada a candidatura de Roseana Sarney ao Governo do Estado. No ‘voto espontâneo’, aquele em que o eleitor se manifesta antes de se ver diante da relação de candidatos, ela estaria naquela data com 47%, quase cinco vezes mais do que Jackson Lago.



ERRO NA DISPUTA PELO SENADO


Outro erro do Ibope, em 29 de agosto, uma pesquisa sobre o cenário estimado para as eleições do Senado, apontou o candidato do PT Bira do Pindaré como o mais rejeitado entre os postulantes. Nas urnas, ele apareceu com mais de 500 mil votos e foi a grande surpresa da eleição.

Dia 13 de agosto, o Ibope divulgou que a candidata Roseana aumentava sua vantagem sobre Jackson Lago, chegando a 70% dos votos válidos. O candidato da “Frente de Libertação do Maranhão”, Jackson Lago, ficaria em segundo lugar, com 21% dos votos, uma diferença de 42 pontos percentuais em favor da senadora. Segundo a pesquisa, Roseana Sarney venceria no primeiro turno.


Assim como na pesquisa divulgada recentemente, na época o Ibope afirmou que a filha de Sarney liderava em São Luís. Segundo o instituto, na capital a candidata Roseana Sarney teria 53% das intenções de voto, contra 29% do ex-prefeito Jackson Lago, o que também foi descartado nas urnas no dia das eleições. Roseana foi derrotada por grande margem de votos na capital.




SÃO LUÍS 2008




Em 2008, por exemplo, o instituto realizou pesquisa em que apontava João Castelo (PSDB) com 46% das intenções de votos, enquanto Flávio Dino (PCdoB) aparecia com 24%. Ao término da apuração, Flávio Dino foi para o 2° turno com 34% dos votos. Ou seja, 10 pontos percentuais a mais que o índice previsto pelo Ibope.


BOICOTE


Zé Reinaldo voltou a criticar a falha na transmissão dos programas eleitorais de candidatos da oposição, em especial ao de Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino. Na quarta-feira passada, um ruído impediu que os expectadores entendessem o áudio nos vídeos. “Eles comandam o sistema de televisão o ano inteiro e não deixam a gente falar. Na hora que podemos, também não deixam. É um povo que só vai no tapetão. Em uma caminhada no Monte Castelo, uma senhora perguntou se tínhamos visto a propaganda em que ela [Roseana Sarney] cozinha carne moída e quiabo e comparou: ‘Nós somos a carne porque estamos moídos com o governo dela e quiabo porque estamos todos lisos’. Flávio é o candidato que o Maranhão está esperando, vamos dar uma chance ao nosso estado”, disse Zé Reinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário