terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eleições no Maranhão poderão virar uma extensa batalha judicial

Do blog do Manoel Santos


Divergências na interpretação da ‘Ficha Limpa’ provocam enxurrada de ações na Justiça




Diferentes interpretações da Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, provocaram uma enxurrada de ações na Justiça Eleitoral contra o registro de diversos candidatos às próximas eleições no Maranhão. Embora o prazo legal para o julgamento dos pedidos de registro de candidatura tenha expirado na última quinta-feira (dia 5), ainda há 96 candidatos com registro ‘sub judice’, aguardando a palavra final da Justiça.

Invocando a imediata aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, a procuradora regional eleitoral, Carolina da Hora Mesquita Höhn, ingressou com recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o registro das candidaturas de Jackson Lago (PDT), João Alberto (PMDB), Saulo Arcangeli (PSOL), Cleber Verde (PRB), Sarney Filho (PV) e outros.

Embora impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral, estas candidaturas foram confirmadas pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

Ao todo, o Ministério Público Eleitoral (MPE) deu entrada em mais de 80 processos de impugnação no Estado. Dos candidatos alvos de ação de impugnação, metade foi enquadrada na Lei Complementar nº 135/2010, a Lei da Ficha Limpa.

No caso específico de Jackson Lago, a procuradora formulou o recurso tendo como base o fato de o ex-governador ter sido condenado no Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) 671 julgado pelo TSE em abril de 2009.

Além de Jackson Lago, o MPE entrou com recursos contra o registro do candidato a governador pelo PSOL, Saulo Arcangeli, o candidato a vice-governador de Roseana Sarney (PMDB), Washington Luiz (PT), e os candidatos a senador Edson Vidigal (PSDB) e João Alberto (PMDB). Todos esses foram incluídos nos casos de desincompatibilização de cargos.

Os advogados da coligação de Jackson Lago, por sua vez, decidiram que também vão à Corte Superior para tentar impedir a participação da adversária Roseana Sarney na disputa. Por sua vez, os aliados de Roseana anunciam que farão recurso ao TSE contra a candidatura do ex-governador Zé Reinaldo.

Carolina da Hora recorreu ao TSE em relação aos deferimentos das candidaturas de João Alberto (PMDB), ao Senado, de Saulo Arcageli (PSOL), ao governo, e Cleber Verde (PRB) e Sarney Filho (PV), à Câmara Federal.

Já os advogados que impugnaram José Reinaldo (PSB) também recorreram ao TSE. Eles estão reforçando o argumento de que a condenação dele no STJ ocorreu no dia 22 de junho, 18 dias após a promulgação da Ficha Limpa. O candidato ao Senado foi condenado a devolver, em valores atuais, R$ 2,8 milhões ao erário por ter acumulado o salário de governador e a pensão de ex-governador ao mesmo tempo em 2002. Eis abaixo a lista dos candidatos com registro de candidatura ‘sub judice’ na Justiça Eleitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário