segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DA SÉRIE ENGODO DE CAMPANHA: DESESPERADA, ROSEANA PROMETE METRÔ DE SUPERFÍCIE E PONTE PARA SÃO LUÍS


Do Blog do John Cutrim


Provando que o desespero tomou conta da sua candidatura, a governadora Roseana Sarney (PMDB) afirmou no sábado, durante uma caminhada na Cohab que, caso seja eleita, realizará três obras em São Luís: uma avenida, o metrô de superfície e uma nova ponte sobre o rio Anil. Mais um dos velhos e conhecidos engodos de campanha da peemedebista para tentar enganar e ludibriar o eleitor ludovicense, que nunca lhe deu uma vitória na ilha rebelde.


Quem não lembra dos 64 hospitais prometidos por Roseana logo que ocupou o governo? Até agora somente um em Lago dos Rodrigues – que não funciona na sua capacidade total por falta de equipamentos e corrente elétrica – e uma UPA no Anjo da Guarda (obra do governo federal) foram entregues. Se ela não consegue cumprir com suas promessas estando no governo, quem dirá em um próximo.

Soa de certa forma com um deboche, e ao mesmo tempo como um acinte a inteligência da população, Roseana dizer que vai trabalhar por São Luís. Nesses quase um ano e meio de gestão o que ela tem feito pela capital é discriminá-la. Em recente entrevista à rádio Educadora, o prefeito João Castelo disse que o governo do Estado, “numa atitude descompromissada e irresponsável, tem perseguido” a sua administração, que vai até o ano de 2012.

“Não existe nenhum gesto do Estado que colabore com a prefeitura”, afirmou na oportunidade Castelo, ao frisar que a população de São Luís tem sido penalizada pela ausência do governo estadual em colaborar com as ações da prefeitura. Até o convênio no valor de R$ 150 milhões, lembrou ele, celebrados pelo então governador Jackson Lago com a prefeitura, foi bloqueado por Roseana Sarney.

Desse modo, vale refletir: será que Roseana, caso vença a eleição e continue no governo (o que é pouco provável diante dos números das últimas pesquisas), mudará a atitude revanchista e discriminatória em relação a São Luís? Se sim, como ela pretende implementar ‘essas obras’ sem o apoio e a parceria do prefeito da capital, no caso o tucano João Castelo, a que ela tem como inimigo político por fazer parte da oposição? Como acreditar, não seria um blefe do qual ela é acostumada a aplicar nas mesas de carteado?

O mais engraçado disso tudo foram as declarações do presidente da Câmara de São Luís, o vereador Isaias Pereirinha, até pouco tempo aliado de primeira hora do governador Jackson Lago. Empolgado, o ex-balaio disse que além dos 15 vereadores alinhados hoje à candidata do PMDB, está trazendo mais 36 suplentes e 27 entidades estudantis para a campanha.

“Um fato inédito vai acontecer na história política do Maranhão: Roseana vai dar um capote na Ilha. Com ajuda dos companheiros do PT, faremos eventos como esse nos bairros dos 15 vereadores ….é gostoso defender o nome da nossa governadora”, afirmou Pereirinha, ao esquecer que a militância do PT está toda reunida na candidatura de Flávio Dino.

E não é à toa o apoio de Pereirinha à Roseana. O blog recebeu a informação do verdadeiro motivo que pode ter levado alguns vereadores de São Luís, capitaneados pelo presidente da Câmara, a apoiar a campanha da filha do senador José Sarney. O acordo, segundo uma fonte, pode ter passado pela distribuição no valor de mais de R$ 280 mil reais para cada.

Cada um dos 15 vereadores teria feito a indicação de cinco entidades sociais para a destinação do dinheiro. Os recursos, de acordo com informações, foram provenientes do antigo Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), reformulado por Roseana para atender a farra dos parlamentares. Ou seja, está explicado aí a paixão e a ‘gostosura’ repentina de Pereirinha e sua tropa por Roseana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário