segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Washington perde força e PT do MA não emplacará a Educação no governo Roseana


Do blog do John Cutrim

O jornalista Franklin Douglas, membro do PT no Maranhão, faz uma breve análise em seu blog do cenário que se configura para o partido no governo Roseana Sarney – com a perda de espaço na estrutura governista, no caso mais iminente a secretaria de Educação – e comenta a participação do vice-governador Washington Oliveira como principal articulador da sigla no Estado.




Acompanhe abaixo.



Elogia o jornal O Estado do Maranhão de domingo (21/11/2010):



“Peso – Na incursão que faz a Brasília, o vice-governador eleito Washington Oliveira ganhou mais força dentro do seu partido, o PT. De todas as conversas que teve com a cúpula petista, Oliveira saiu com a certeza de que a condição de vice-governador do Maranhão o tornou figura de proa na elite do partido. Está mais forte do que nunca na liderança do grupo que hoje controla o PT maranhense.” (Coluna Estado Maior, pág. 3)



Agora, aos fatos:



1. Difícil imaginar o vice-governador figura de proa na elite do partido. Nem para a mesa de trabalhos da última reunião do Diretório Nacional foi chamado… o afago é para encobrir a situação real de Washington, que está sem força política para indicar o próximo secretário de Educação, depois das raposadas de Anselmo na SEDUC – que foi bancado pelo vice-governador eleito para ser o secretário;



2. Dentro de sua corrente, encontra dificuldades de aprovar na Executiva Estadual qualquer indicação unicamente sua, pois não tem o apoio incondicional de Mundico Teixeira (cuja filha ficou secretária adjunta sem poder na SEDUC, Virna Teixeira – justo ela, uma das mais fiéis roseanistas no partido), tampouco de Rodrigo Comerciário, cujo indicado, Edmilson Comerciário (atual secretário de Desenvolvimento Social) deve ser o próximo a ser degolado) ou de Edmilson Carneiro (embora ligado à José Antonio Heluy – já secretário do Trabalho, também sonha em ser primeiro escalão do Governo Estadual). Sem esses três votos na Executiva Estadual petista, Washington Luiz é tão “rainha da Inglaterra” no PT quanto já o é no Governo do Estado.



3. Enfraquecido externamente e sem poder de fogo interno, Washington Luis dificilmente emplaca o próximo secretário de Educação: jaz Dimas, Zé Costa ou ele próprio na SEDUC.



4. É pouquíssimo provável Washington emplacar a si mesmo: na lógica do não se nomeia quem não pode demitir… seria impensável o vice-governador como secretário e, em plena crise a surgir, a governadora não poder demiti-lo por incompetência, corrupção ou inexperiência, como os blogues do Imirante dizem ter acontecido com Anselmo Raposo. Cenário também pouco provável… Zé Costa, atual reitor do IFMA, tem demonstrado ser inteligente o suficiente para não trocar o certo pelo duvidoso.



5. Provável mesmo, então, é o PT sarneyzista ficar sem Educação, perder a SEDES e manter secretarias com pouca ou nenhuma influência nas políticas gerais do governo. Aliança bem “estratégica” essa PT + PMDB vendida pela maioria do PT maranhense… quanto ao vice, quem bem o conhece sabe que ele fingirá de morto (atenção coveiros!), bem quietinho, até abril de 2014 – quando Roseana será obrigada a se desincompatibilizar para ser candidata (algúem acredita que a única vaga em disputa ao Senado, em 2014, será dada a Cafeteira de novo?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário