terça-feira, 23 de novembro de 2010

PRIMEIRO SINAL DE ROMPIMENTO Á VISTA NA BASE ALIADA: RICARDO MURAD PODE PEITAR A CUNHADA GOVERNADORA


Do blog do Cardoso


Em busca de fortalecimento para um provável enfrentamento ou mesmo para deixar o Palácio dos Leões acuado, o deputado Ricardo Murad se entrincheirou na Assembléia Legislativa, de onde deve ser eleito o próximo presidente para o biênio 2011/2012.




A primeira reação ao Governo do Estado foi demonstrada hoje, com o recolhimento de assinaturas da maioria dos parlamentares para a apresentação de um projeto que trará de volta a reeleição para membros da Mesa Diretora do Legislativo maranhense.



De autoria do deputado Carlos Alberto Milhomem, o projeto leva as assinaturas de 22 parlamentares, sendo a maioria da base governista.



A reeleição colocada neste primeiro momento soa como um grito de guerra dos senhores deputados, assim como deixa claro a delimitação dos territórios.



Com a reeleição, a governadora ficará refém da Assembléia Legislativa, caso queira continuar na vida pública após concluir o mandato de governador.



Se Murad for reeleito presidente da Assembléia Legislativa, Roseana estará impedida de se candidatar a senadora, por exemplo, levar consigo o vice para uma disputa por uma vaga à Câmara Federal. Deixá-lo no governo do Estado, nem pensar,



Ocorre que a eleição para senador é majoritária e Roseana Sarney não confia deixar o cargo para o seu vice Washington Oliveira.



Para isso, será necessário colocar um nome na presidência que tenha a marca de Roseana e o bigode do senador José Sarney, além do aval de Jorge Murad. Max Barros, por exemplo, é o nome ideal para ocupar a vaga de governador, após acordo que possibilite a saída de Washington Oliveira para deputado federal.



Não é exercício de futurologia, mas apenas uma rápida passada em fatos que poderão ocorrer. A política do Maranhão não tem mistérios.



Dos 23 deputados que assinaram a emenda da reeleição, 15 retiram a assinatura na primeira convocação do Palácio dos Leões. Abaixo a relação dos deputados que assinaram o projeto da reeleição.



Tatá Milhomem, César Pires, Carlos Braide, Ricardo Murad, Paulo Neto, Peneldon Moreira, Fufuca, João Batista, Hélio Soares, Fátima Vieira, Pavão Filho, Alberto Franco, Graça Paz, Joaquim Haickel, Carlos Filho, Marcos Caldas, Nonato Aragão, Camilo Figueiredo, Jura Filho, Irmão Carlos, Rigo Teles, Carlos Amorim e Raimundo Cutrim.



Dessa relação, uma parte sempre foi contra a reeleição por considerá-la um retrocesso, a exemplo de Joaquim Haickel, Hélio Soares, Carlos Braide, Paulo Neto, Graça Paz, Pavão Filho e Rigo Teles.

Um comentário: