terça-feira, 16 de novembro de 2010

RICARDO MURAD ACEITA SER O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NO PRÓXIMO BIÊNIO


Do blog do Luis Cardoso


O deputado estadual reeleito com a maior votação nas eleições de 3 de outubro, Ricardo Murad, confirmou à governadora Roseana Sarney que aceitará ser o próximo presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão para o biênio 2011/2012. A eleição da futura Mesa Diretora será no dia primeiro de fevereiro do próximo ano.




Ocorre que, sem a reeleição do deputado Tatá Milhomem, que seria o candidato de Ricardo Murad e da ampla maioria dos deputados eleitos e reeleitos à presidência do Legislativo maranhense, cinco outros postulantes meteram a cara.



Mas todos eles foram até a Roseana Sarney para comunicar que abririam mão em nome de Ricardo Murad, que hoje é imbatível. Tudo o que desejou a governadora, que é cunhada de Ricardo Murad.



Murad será o próximo presidente em chapa única, mesclada com alguns membros da oposição na Mesa Diretora, conforme defende o próprio parlamentar. E conseguiu ainda manter o atual secretário de saúde, Márcio Jorge Leite no cargo.



Ricardo Murad sai fortalecido agora, mas estará com menos força a partir do segundo biênio, onde não será permitida a sua reeleição como presidente. Ele pode alterar o Regimento Interno da Casa? Pode, se assim o desejar e ganhar um novo mandato para 2013/2014.



Mas aí é que reside o grande perigo. Roseana tem dito que deixará a política em 2014, no encerramento de seu mandato de governadora.



O seu pai, o senador José Sarney, diz que “a política só tem uma porta: a de entrada”. Há muito Sarney vem avisando que deixaria a política, mas continua dentro sem encontrar a porta de saída. Talvez pendure as chuteiras em 2014 por força da idade e da própria saúde, além do desgaste político no Amapá.



Sarney deixou recentemente um leito de hospital avisando que não pretende concorrer à reeleição de presidente do Senado Federal, mas as articulações apontam para seu nome que não mais disse se quer ou não. Aliás, Sarney nunca quer. O destino é que lhe bate às portas.



Caso resolva continuar na política, Roseana poderá concorrer mais uma vez ao Senado Federal em 2014 e encerrar a carreira após oito anos no cargo de senadora, quando estará se aproximando dos 65 anos, ainda muito nova.



Para sair do cargo de governadora e disputar o Senado Federal não restará nenhum empecilho e será imbatível na disputa.



Como seu vice, Washington Oliveira, não transmite lá essas confianças, não terá problemas na formação de um acordo que permita ao vice sair também e disputar, com chances reais de vitória, uma vaga para deputado federal.



Assumirá a vaga de governador quem estiver no cargo de presidente da Assembléia Legislativa. Essa pessoa não pode, em hipótese alguma, ser Ricardo Murad porque Roseana Sarney, sua cunhada, estará impedida de disputar vagas na chapa majoritária, no caso para o Senado Federal.



O cargo de presidenta da Assembléia Legislativa neste primeiro biênio tem sua importância, mas ganha musculatura mesmo no segundo biênio por causa das eleições de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário