quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DEPUTADO RESPONSABILIZA BANCOS POR SAQUES IRREGULARES DE PREFEITOS

Do blog Cesar Soares


Em pronunciamento na manhã de hoje na Assembléia Legislativa, o deputado Raimundo Cutrim responsabilizou os bancos oficiais pelos saques irregulares feitos por prefeitos de contas de convênios e repasses federais.






Cutrim lembrou que quando secretário de Segurança advertiu os bancos sobre saques de quantias vultosas de verbas carimbadas, ou seja, aquelas que tem destinação específica como, por exemplo, o pagamento de salários da saúde e da educação. O deputado citou o exemplo de Timon, município onde os salários dos servidores estão atrasados há três meses.





Recentemente, o filho do prefeito de Lago Verde, Raimundo Almeida, foi preso pela Polícia Federal com a quantia de 327 mil reais o que motivou o pronunciamento do parlamentar. Para Cutrim, recursos federais estão sendo desviados não se sabe para que atividades e os bancos têm sua parcela de responsabilidade no crime.

Comentário do Blog:



Esse problema tratado pelo deputado Cutrim, realmente é muito sério. Entretanto, a responsabilidade não é só dos bancos.





Existe hoje nas cidades do interior do Maranhão uma promiscuidade enorme entre os recursos públicos, administrados pelos prefeitos, e a agiotagem, atividade desenvolvida por muita gente grande neste estado.





A Polícia Federal, O TCE, O Ministério Público têm a missão de investigar desvios dos recursos públicos.



COMENTÁRIO DO ZE ORLANDO:


O Maranhão é campeão de investigações contra gestores que utilizam os recursos públicos como se fossem de propriedade dos mesmos. Já ultrapassou todos os limites de tolerância com tanta  gente querendo ser rico com o dinheiro do povo.

O Ministério Público, o Tribunal de Contas do estado, a Polícia Federal, O Tribunal de Justiça,  têm que investigar todos os desvios de recursos públicos, que diariamente acontecem muitos municípios do Estado do Maranhão. Está ficando insuportável ver a forma descarada e impune como os prefeitos e seus secretários utilizam o dinheiro do povo, inclusive com saques abusivos, sem qualquer vinculação real com pagamento de servidores e prestadores de serviços. É um escândalo que precisa ser barrado.

Os bancos podem até tentar impedir os tais saques, mas não tem o poder para tanto, pois os detentores das contas ameaçam mudá-las para estabelimentos concorrentes. Quem realmente pode e deve fiscalizar e impedir todos esses desmandos é o APARELHO ESTATAL (criando mecanismos eficazes de acompanhamento dos convênios e repasses de recursos aos municípios) e o MINISTÉRIO PÚBLICO CONJUNGANDO ESFORÇOS COM A JUSTIÇA E POLÍCIA FEDERAL, objetivando acabar com os abusos, falcatruas e desmandos praticados nos municípios por prefeitos e gestores prepostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário