terça-feira, 12 de abril de 2011

Fraude no SUS do Piauí envolve até governador

Levantamento feito pelo site 180 graus sobre o caos na saúde do Piauí revela: enquanto milhares de pessoas estão morrendo na fila do SUS, os agentes públicos piauienses continuam “mentindo” para o Governo Federal através do cadastro do do sistema para receber e desviar mais recursos.
Na saúde de papel estão envolvidos o próprio governador Wilson Martins (PSB),autoridades municipais e estaduais, clínicas particulares, além dos próprios profissionais de saúde que assinam diversos contratos onde só seriam cumpridos se conseguissem estar três ou mais lugares ao mesmo tempo.
Há UTIs invisíveis, médicos que atendem no Piauí e em Brasília ao mesmo tempo, médicos que recebem sem trabalhar, prefeitos que usam CPF dos médicos para receberem mais recursos do Programa Saúde da Família. E o que é pior, o Governo Federal não consegue fiscalizar e nem saber para onde e quanto está sendo desviado, pois somente 2,5% dos recursos são fiscalizados.
Site do SUS mostra que governador Wilson Martins trabalha 20h por semana como neurologista na Clinass
Todos os profissionais, hospitais e clínicas de saúde que atendem pelo SUS estão cadastrados no Ministério da Saúde, com as respectivas especialidades e carga horária, além de outras informações.
O cadastro do SUS foi alvo de matérias nas últimas semanas no Jornal O Globo e no Globo Repórter. Os desvios milionários estão sendo executados, principalmente, através de recursos do Programa Saúde da Família (PSF). As irregularidades prosperam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e suas consequências ficam explícitas em relatórios do próprio governo.
Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), em mais de 40% dos municípios, as equipes de saúde da família não cumprem a carga horária. Em 36,5% das 982 cidades fiscalizadas de 2004 a 2009, o atendimento foi considerado deficiente.
Até governador está cadastrado no SUS
O próprio governador Wilson Martins está cadastrado no Ministério da Saúde como médico neurologista que atende 20h por semana pelo SUS, na clinica Clinass, que fica na rua São Pedro, número 2700 (reprodução acima ou aqui a ficha completa).
Médico tem 17 vínculos no  Piauí e Maranhão
Em Cocal, o psiquiatra Klecius Ramos Mota, de Cocal (PI) só cumpriria a carga horária se fosse onipresente. Ele tem 17 vínculos, dos quais 16 seriam com o SUS em duas cidades do Piauí e um no Maranhão. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 34,14 horas diárias, sete dias por semana.
Deputado “atende” pacientes  60h por semana
O deputado Hélio Isaías, que sempre está na Assembléia , está cadastrado no SUS para atender pacientes com uma carga horária de 60h por semana em dois estabelecimentos públicos e em sua clínica de fisioterapia. Se não tiver compatibilidade de horário, o deputado está acumulando cargo ilegalmente, pois é contratado pela Prefeitura de Teresina e pelo Governo do Estado, além de exercer o cargo de deputado estadual.
O irmão do parlamentar Hélio Isaias, o médico Antônio Isaias, possui uma clínica em São Raimundo Nonato e, nela, está cadastrado no SUS com cinco especialidades. Na Clisa ele é clínico geral, radiologista, cirurgião, obstetra e cirurgião ginecologista. Ele também atende mais dois estabelecimentos de saúde.
Hospital Universitário com mais de 100 profissionais não funciona
O Hospital Universitário de Teresina que nunca funcionou, mesmo estando em obras há mais de 20 anos, está cadastrado junto ao Ministério da Saúde desde 2004 como se estivesse funcionando normalmente. Junto ao Ministério da Saúde, o HU mantém 39 médicos trabalhando e outros 67 profissionais de saúde, além de equipamentos de primeiro mundo.  Leia aqui a íntegra da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário