quinta-feira, 7 de abril de 2011

Assembleia presente no sepultamento do ex governador Jackson Lago


Jacqueline Heluy
Agência Assembleia


 
 
 
A Assembleia Legislativa, representada pelo presidente Arnaldo Melo (PMDB) e vários parlamentares, marcou presença no sepultamento do ex-governador Jackson Lago (PDT), realizado no final da manhã desta quarta-feira, 6, no Cemitério Parque da Saudade (Vinhais). Toda a organização da cerimônia ficou sob a responsabilidade do Cerimonial da Assembleia e da Prefeitura de São Luís.


Os deputados chegaram ao cemitério uma hora antes do início da cerimônia de sepultamento. Eles deslocaram-se da sede da Assembleia em microôonibus, permanecendo juntos até a chegada do cortejo. Emocionados, alguns parlamentares fizeram questão de destacar as qualidades do político, homem público, amigo e o que a perda de Jackson significou para o Maranhão.


O presidente Arnaldo Melo afirmou que o Maranhão perde um grande cidadão, um grande médico, um dos melhores cirurgiões que o estado já teve. “Jackson foi um ex-deputado estadual que muito honrou a Assembleia, um prefeito de São Luís e governador realizador”.


Para Arnaldo Melo, Jackson Lago foi um governador sério, destacando que “toda a classe política sentirá a perda desse cidadão, um grande homem com várias realizações no campo pessoal e político”.


Lealdade. Foi esta a palavra usada pelo deputado Eduardo Braide (PMN) para definir o perfil mais marcante do ex-governador Jackson Lago. Segundo ele, o Maranhão perde um grande líder que amou e sempre foi fiel ao seu partido, o PDT, e que soube conduzir-se na política com coerência e caráter, sempre travando o bom combate. “Jackson deixa um grande legado a todos os maranhenses”, ressaltou Braide.


Emocionado, o deputado Camilo Figueiredo (PDT) lembrou que o que mais o impressionou na convivência que teve com Jackson Lago foi o respeito e a atenção que o ex-governador dedicava às pessoas, aos amigos e correligionários. Destacou que é testemunha da forma leal e dedicada de Jackson durante as visitas aos municípios maranhenses, quando ele fazia questão de visitar pessoalmente cada correligionário ou amigo. “Foi uma grande perda para a política. Jackson deixa saudades”, afirmou.


“Todos nós estamos sentindo a sua perda”, disse também emocionada a deputada Cleide Coutinho (PSB). Ela fez questão de destacar as realizações e o incentivo que Jackson Lago deu ao município de Caxias. “Ele foi muito bom e esperamos que o PDT permaneça na luta para dar continuidade ao excelente trabalho que Jackson realizou pelo Maranhão. A nossa dor e tristeza são imensuráveis”, afirmou.


O cortejo chegou ao Cemitério Parque da Saudade por volta das 11h15. O local ficou pequeno para acomodar a multidão que acompanhou o corpo do ex-governador desde a saída da sede do PDT, na rua dos Afogados (Centro). Houve, ainda, uma breve parada na Praça Maria Aragão, como forma de homenagear a médica comunista amiga de Jackson Lago. O caixão foi conduzido em carro aberto do Corpo de Bombeiros, seguido por centenas de veículos.


No exato momento do sepultamento, desabou uma chuva forte, mas a multidão emocionada manteve-se no local, entoando cânticos ao lado da esposa Clay Lago, dos filhos Igor, Ludmila e Luciana, de irmãos e netos, das lideranças do partido e de autoridades, dentre as quais o presidente Arnaldo Melo, deputados e o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB).


O ex-governador foi sepultado com honras de chefe de Estado. Houve saudação de tiros disparados por grupamento da Polícia Militar, toque de clarim e isolamento do local destinado aos familiares pelo Corpo de Bombeiros. No exato momento em que o caixão desceu à sepultura, a multidão aplaudia e entoava o cântico Oração Latina, do compositor César Teixeira.


Jackson era médico cirurgião formado pela Universidade Federal do Maranhão, ex-deputado estadual (1975-1979), ex-prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992; 1997-2000; 2001-2002) e ex-governador do Estado (2007-2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário