quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TV Assembleia entra em operação no dia 27


Cláudio Brito
Da Agência Assembleia



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB) confirmou, nesta terça-feira (18), que a TV Assembleia entra no ar no próximo dia 27, pelo canal 38 da emissora via cabo TVN.

O anúncio foi feito durante visita de Tavares às instalações da TV Assembleia, localizada no núcleo de Comunicação Social da Casa. Na oportunidade o presidente esteve acompanhado dos deputados Jota Pinto (PR), Rogério Cafeteira (PMN), Eduardo Braide (PMN), Joaquim Nagib Haickel (PMDB) e Graça Paz (PDT).

Além da transmissão dos trabalhos dos deputados, está prevista uma grade de programação com produção local e nacional.

Inicialmente a TV Assembleia seria transmitida no canal 40, mas por sugestão da Mesa Diretora da Casa, o canal foi substituído pelo 38. “O número do canal coincidia com o do PSB, o meu partido. Por isso foi alterado”, afirmou Tavares.

Marcelo Tavares lamenta que a legislação federal não permite a instalação canais de TV aberta nas Asembleias. Mas, a lei “abriu uma brecha” e permitiu a concessão do canal da Assembleia, por meio da concessionária de TV a cabo, TVN.

Na terça-feira, dia 25, será oferecido um coquetel, para mostrar aos deputados e à imprensa as instalações, o estúdio, os equipamentos e a grade inicial de programação da TV Assembleia.

PROGRAMAÇÃO

Segundo explicou o diretor de Comunicação da Assembleia, Jorge Vieira, a TV Assembleia exibirá sessões legislativas ordinárias e extraordinárias, os trabalhos das comissões permanentes e especiais, como as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), por exemplo. Até o dia 31 será exibida uma minigrade com programação local, data em que encerra a atual legislatura.

Serão transmitidas também pelo canal de televisão do parlamento documentários regionais, produzidos pela equipe de Comunicação da Assembleia, e nacionais, produzido pela TV Câmara, TV Senado e TV Brasil.

Um dos documentários previstos para alimentar a programação da TV Assembleia será sobre a história do parlamento maranhense, desde a primeira instalação da Rua do Egito até as novas dependências, no Cohafuma, o qual conta os principais acontecimentos, discussões e decisões da Casa em duas décadas.

O filme tem duração de aproximadamente 26 minutos e será televisionado às 22h. Às 8h da terça, será transmitida entrevista com Milson Coutinho, membro da Academia Maranhense de Letras (AML), falando sobre política e literatura.


INICIATIVA ELOGIADA

O deputado Joaquim Haickel (PMDB) – que sempre defendeu a instalação da TV na Secretaria de Comunicação - elogiou a iniciativa da Presidência do poder Legislativo estadual.

“É uma satisfação saber que na minha última semana de mandato como deputado, vou usufruir deste importante benefício para a Assembleia Legislativa do Maranhão, a TV Assembleia”, disse Haickel.

Da mesma opinião compartilham os deputados Eduardo Braide (PMN), Rogério Cafeteira (PMN) e Jota Pinto (PR). Ambos, novatos na Casa, acham que a TV Assembleia veio em boa hora.

“A TV Assembleia é boa para os deputados, para o povo e principalmente para nós, que estamos chegando e precisamos mostrar aos eleitores nosso trabalho pelo Maranhão”, afirmaram.

Já a deputada Graça Paz (PDT) disse que sempre acreditou no trabalho da Secretaria de Comunicação para divulgar os trabalhos dos deputados. “Com a TV Assembleia, tudo melhora”, admite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário