quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Editorial: a verdadeira história do acordo com o bloquinho na disputa pela Mesa da Assembléia

Do blog do Maeco D'eça



Fala Rogério Cafeteira, deputado eleito pelo PMN:

1 – “Quando nós criamos o bloco, Ricardo Murad nos chamou para um almoço e propôs: ficaria fora da discussão dos blocos e os dois blocos governistas passariam a indicar os outros cargos. O blocão, maior, escolheria primeiro. O nosso, escolheria a segunda. Se eles escolhessem a 1ª secretaria, como é a lógica, nós teríamos a prerrogativa de escolher a 1ª vice-presidência. E vice-versa”.

2 – “Foi nos garantido que não haveria interferência no bloquinho, que nos deixariam à vontade, sem tentativa de cooptação, o que parece não estar ocorrendo”.

3 – Não foi combinado nada de 2ª secretaria e 2ª vice-presidência. Você não inventou nada em suas matérias, até porque fomos nós que lhe contamos. Sua lógica está certinha. O acertado é que escolheríamos logo após o Blocão”.

4 – “Não vou chegar à Asembléia desmoralizado. Honro o meu mandato. O acordado foi exatamente isto que você já publicou”.

Agora fala Jota Pinto, deputado eleito pelo PR:

1 – “Marco, você não inventou nada. Está certinho em tudo o que publicou até agora. O que Ricardo propôs é que ele seria o presidente de todos os parlamentares governistas e, a partir disso, os blocos escolheriam os demais cargos. O blocão escolheria primeiro e nós seríamos o segundo a escolher. Exatamente do jeito que você publicou”.

2 – “O blocão já fechou questão em escolher a 1ª secretaria. Portanto, cabe a nós escolher a segunda vaga. Pela lógica, a 1ª vice-presidência seria a próxima a ser escolhida. Pode até ser que não escolhamos esta. Tem até gente no bloquinho que acha melhor a 2ª secretaria. Mas isso cabe a nós decidirmos.”
3 – “Não houve qualquer acordo que determinasse ao bloquinho a 2ª vice-presidência e a 2ª secretaria. É a nós que cabe a decisão, não a terceiros. E volto a repetir, você, Marco, não inventou nada, apenas usou a lógica para fazer seus textos”.

Agora fala o Blog:

1 – Este blog presa pela independência, pela credibilidade e pela coragem de publicar o que acha de interesse público, independente dos interesses particulares de terceiros. Por isso fez questão de esclarecer as coisas com as próprias fontes – Rogério Cafeteira e Jota Pinto – diante de nhenhenhém de que o que aqui foi publicado sobre a eleição da Mesa da Assembléia teria sido inventado.

2 – As conversas acima com os parlamentares foram tidas ontem à noite, e gravadas pelo sistema de áudio do jornal “O Estado do Maranhão”. Foram cobradas pelo próprio titular do blog, diante do disse-me-disse.
3 – Este blog não inventa notícia ou cria factóides. Divulga fatos e os analisa. Buscando sempre o máximo de isenção, com a certeza da credibilidade e, principalmente, com a exigência da independência, balizada no devido respeito às fontes, aos personagens e aos leitores dos textos.

3 – A publicação acima reproduz fielmente a conversa dos dois parlamentares eleitos e as bases do acordo que eles dizem ter feito com o bloco majoritário da Assembléia. Portanto, expressa o pensamento dos dois parlamentares – em nome do bloco do qual fzem parte. E é o relato fiel dos fatos já narrados até aqui.
Se é o que vai acontecer ou não, isto não é problema do blog…

Nenhum comentário:

Postar um comentário