terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Resolução vai ‘implodir’ blocos na Assembleia

Do blog do Décio


Uma resolução, proposta pelo presidente Marcelo Tavares (PSB) e aprovada no fim do ano passado, pode implodir a formação dos blocos na Assembleia Legislativa.
 A Resolução nº 029/2010 determina o número mínimo de quatro deputados para a formação dos grupos na Casa em vez dos oito atuais.
Marcelo Tavares armou para se dá bem
Segundo a proposta, “os líderes, inclusive os do governo, contarão com suporte da consultoria legislativa e assessoramento do quadro de pessoal comissionado” do Poder Legislativo, assim definido: o bloco formado de quatro a 14 deputados terá direito a seis assessores; de 15 a 28 deputados, oito assessores; e acima de 28 deputados, 10 assessores. O salário de cada assessor poderá ser acrescido de gratificações que variam de R$ 1 mil a R$ 5 mil.
Por conta disso, vários parlamentares já se movimentam para formar blocos com integrantes de seus próprios partidos de, no mínmo, quatro membros abandonando a união com outras legendas. O PMDB, cuja bancada é formada por seis deputados eleitos(Ricardo Murad, Vianey Bringel, Roberto Costa, Afonso Manoel, Stênio Rezende e Arnaldo Melo), poderá formar seu próprio grupo na Assembleia.
O DEM, com cinco (Raimundo Cutrim, Max Barros, César Pires, Antônio Pereira e Tatá Milhomem), outro. O mesmo pode acontecer com o PV, que também elegeu cinco: Edilázio Junior, Victor Mendes, Heméterio Weba, Carlos Filho e Rigo Teles.
Os oposicionistas do PDT (Camilo Figueiredo, Valéria Macedo, Graça Paz e Carlinhos Amorim) poderiam formar um grupo com direito a liderança e assessores. Mesmo partidos que elegeram menos de quatro parlamentares – PSDB, PSB e PT (três) poderiam se juntar com integrantes do PP (dois), ou do PCdoB, PPS, PSL, PHS, PMN, PRB, PSC, PR e PTdoB, todos com um deputado cada um.
Ontem, vários deputados já se movimentavam nesse sentido. No entanto, evitavam comentar o assunto publicamente. Se a formação desses novos agrupamentos se confirmar, poderá influenciar na formação dos cargos da nova Mesa Diretora da Casa.
Os parlamentares aprovaram a medida no corre-corre da última sessão do ano sem atentarem direito para seus efeitos. Agora, o “caldo Marcelo Tavares” está derramado.
(Com informações de O Estado Maranhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário