sábado, 29 de maio de 2010

PMDB rompe com PT no Pará e Jader tentará voltar ao Senado

Depois de cerca de oito meses de indefinição, o PMDB no Pará decidiu que não irá se coligar com o PT para apoiar a reeleição da governadora petista Ana Júlia Carepa.

Em reunião na noite de quinta, os peemedebistas decidiram que lançarão candidatura própria. Inicialmente, o escolhido foi o deputado estadual Domingos Juvenil, presidente da Assembleia Legislativa.

Ficou definido também que o deputado federal Jader Barbalho, principal líder da sigla no estado, tentará voltar ao Senado, onde chegou a ser presidente. Em 2001, ele renunciou ao cargo de senador, em meio a escândalos de corrupção.

A reedição da aliança que elegeu Ana Júlia em 2006 era considerada muito importante para a reeleição da governadora, e essencial para compor um palanque forte para a pré-candidata ao Planalto do PT, Dilma Rousseff, no estado mais populoso da região Norte.

Durante o período de negociação, diversas lideranças nacionais petistas foram a Belém tentar convencer Barbalho, como o ministro José Padilha (Relações Institucionais) e o ex-ministro José Dirceu.

Mas as rusgas acumuladas durante os três anos e meio de governo estadual, no qual o PMDB diz ter sido "escanteado" pelos petistas, e os resultados de pesquisas de intenção de voto, indicando altos índices de rejeição de Ana Júlia, animaram os peemedebistas.
(Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário