sábado, 29 de maio de 2010

Flávio Dino esta na lista dos 100 parlamentares mais influentes do país

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB), da bancada do Maranhão, figura na lista dos 100 deputados e senadores de maior relevância no Congresso Nacional, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A lista não inclui neste ano a presidenciável Marina Silva (PV-AC) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), cujo nome acabou recusado pelo partido para concorrer ao Palácio do Planalto. De acordo com as regras do levantamento, apenas parlamentares em efetivo exercício do mandato podem integrar a lista. Assim como Marina e Ciro, outros oitos parlamentares se licenciaram do trabalho legislativo, fato cada vez mais recorrente nos últimos anos.

“Os parlamentares mais influentes preferem um posto no poder Executivo do que continuar no mandato. Parece que sentem seu potencial melhor explorado”, afirmou Antônio Augusto de Queiroz, analista político do Diap e coordenador da pesquisa.

A escolha dos nomes leva em consideração o cargo ocupado pelo parlamentar no Congresso, a influência sobre os demais colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes, de interesse da sociedade. Ao todo, são elencados 69 deputados e 31 senadores. Do total, 22 são do PT, legenda com maior número de representantes na lista, seguido pelo PMDB (17) e PSDB (14).

Liderança – O deputado federal Gilmar Machado (PT-MG) aponta a troca da liderança da bancada petista como um dos motivos para a presença de colegas da legenda no levantamento. “A cada ano você tem um novo líder, que você treina e forma. Todo mundo tem que se capacitar para virar líder e o rodízio estimula a buscar melhor preparação”, afirmou Machado, apontado como um dos deputados influentes na discussão sobre o orçamento.

Entre os parlamentares do Distrito Federal, três deputados e dois senadores aparecem entre os ‘cabeças’ do Congresso. “Os parlamentares do DF têm uma vantagem: como estão em Brasília, têm como se concentrar mais efetivamente no trabalho parlamentar”, afirmou o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB), que figura na lista.

Para o coordenador da pesquisa, o levantamento tem como principal objetivo apontar para determinados setores da sociedade quais são os parlamentares mais influentes. A lista, disse Queiroz, motiva ainda os políticos do Congresso a se empenharem no trabalho legislativo. Veja a lista completa dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso;

Os ‘cabeças’ do Congresso Nacional são, na definição do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos considerados, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário