sábado, 29 de maio de 2010

Flávio Dino discute programa de governo com especialistas

O pré-candidato ao governo federal, Flávio Dino, passou os dois últimos dias reunidos com especialistas nas áreas de saúde, agricultura, pesca, educação, ciência e tecnologia, com o objetivo de discutir temas e colher sugestões que vão nortear a elaboração do programa de governo que será apresentado pela chapa.

O combate à mortalidade infantil é uma das prioridades no plano de governo que está sendo elaborado pela chapa formada pelo PT, PCdoB e PSB, que disputará o governo do Maranhão nas eleições de outubro. Também estarão na lista de preocupações da coligação uma política estadual de recursos humanos para a saúde e a ênfase na formação de médicos e demais profissionais da área.

O pré-candidato ao governo federal, Flávio Dino, passou os dois últimos dias reunidos com especialistas nas áreas de saúde, agricultura, pesca, educação, ciência e tecnologia, com o objetivo de discutir temas e colher sugestões que vão nortear a elaboração do programa de governo que será apresentado pela chapa. Além de professores de universidades sediadas no Maranhão, participaram das reuniões sindicatos e representantes de institutos e entidades de classe.

As reuniões são as primeiras de uma série de três que serão feitas para a definição clara de políticas e compilação de sugestões. Ao todo, o programa de governo proposto pela chapa identificou 22 áreas consideradas chave para a renovação das políticas públicas do Estado.

Agricultura e Pesca

Segundo o pré-candidato ao governo do Estado, Flávio Dino, esse modelo participativo de construção do programa de governo é o primeiro passo na direção de romper com um modelo oligárquico e patrimonialista que marcam o Brasil e o Maranhão. “O governo do Maranhão hoje modificou a maneira como se faz política e confundiu o público com o privado. É esse o modelo de administração que se pratica no Maranhão hoje. Mas política se faz com Justiça”, disse ele.
Durante os debates sobre agricultura, pesca e saúde, realizados na quinta-feira, 28, no hotel Holiday Inn, foram discutidas alternativas para a reorganização do sistema de agricultura, como a contratação de técnicos com salários adequados. Também se discutiu a disponibilização de tecnologias voltadas para agricultores familiares.

O programa de governo proporá ainda melhorias na estrutura disponibilizada para pescadores atualmente, visando, em conjunto com colônias e sindicatos, complementar e fortalecer as cadeias produtivas do pescado no Maranhão. Ao final do primeiro dia de reuniões, Flávio Dino agradeceu aos presentes: “Me sinto mais preparado do que duas horas atrás”, comentou.

Plano é investir na formação de profissionais

No âmbito da saúde, outra questão importante levantada foi a necessidade de garantir a formação de mais médicos e profissionais da área, para atuar principalmente nos municípios do interior. Atualmente, segundo dados expostos por especialistas durante a reunião, a proporção de médicos por habitante no interior do estado é de um para cada três mil habitantes – muito abaixo do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outros pontos importantes discutidos foram a atenção especial que deverá ser dada ao programa Saúde na Família, com ênfase à saúde preventiva, e o fortalecimento dos conselhos de saúde. Flávio Dino também manifestou mais uma vez o apoio ao Projeto de Lei 2295/2000, que fixa em 30 horas semanais a duração máxima da jornada de trabalho para profissionais de enfermagem.

Além das reuniões com especialistas, a coordenação de campanha da chapa majoritária também está colhendo sugestões para o programa de governo junto à população. A iniciativa é inédita no Maranhão. Diversos pedidos e propostas já foram encaminhados à comissão nos 25 municípios por onde o grupo passou no último mês. Nas próximas semanas, a chapa também deverá começar a colher propostas pela internet. Para isso, um link deverá ser disponibilizado no site do pré-candidato ao governo, no endereço eletrônico www.flaviodino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário