terça-feira, 4 de maio de 2010

O que Roseana Sarney dirá para as mães?

 Ambulâncias de vários municípios
Flagrante na Marly Sarney; a maca largada toda ensanguentada de uma parturiente que acabou dando a luz na ambulância. Diariamente, gestantes de várias partes do Maranhão se submetem ao desconforto de viajar nessas macas, em busca de atendimento. Na imagem, várias ambulâncias da SAMU, essas pelo menos são bem equipadas e com equipe médica, outras, nem tanto.

No domingo estive na companhia do jornalista Henrique Bois, na agencia do Banco do Brasil da Cohab, que fica bem em frente ao Hospital Marly Sarney, e observando o movimento das ambulâncias, aproveitei para ver de perto como estava o atendimento naquele hospital. A constatação que fiz, é de total sofrimento para quem procura atendimento de urgência ou emergência.

Na Maternidade Marly Sarney, as gestantes que estão em trabalho de parto ficam horas esperando atendimento, e após serem examinadas, são dispensadas para suas casas ou para outras maternidades.
Todos conhecem o grave problema das ambulâncias, que cruzam o estado atrás de atendimento médico. No Maranhão, isso nunca foi resolvido, a não ser na propaganda enganosa de Roseana Sarney, enquanto ela enche as telas das televisões com promessas que irá construir “65, 68, 75 ou mais hospitais”, as grávidas estão sofrendo sem um tratamento com dignidade, e o pior de tudo, a criança que está na barriga da agonizante mãe, poderá sofrer consequencias graves, isso se conseguir nascer viva (talvez por esses motivos, que o Maranhão tem um alto índice de natimortos).

Todo dia é a mesma coisa; ambulâncias entrando e saindo atrás de atendimento. Na maternidade que leva o nome da matriarca do Clã, a situação ficou ainda mais calamitosa, assim, que Ricardo Murad recebeu o controle da Saúde do estado, demitindo muita gente, para colocar seus os apanhiguados políticos, sem falar da Cruz Vermelha uma empresa local, que por estar irregular, estaria impedindo o repasse de verbas federais importantes para serem aplicadas nos hospitais do estado.

Daqui a alguns dias, será comemorado o dia das mães, o que Ricardo Murad e Roseana Sarney dirão para os familiares das pacientes, que estão sofrendo na maca de uma maternidade (sem leito) e com um atendimento precário?
Nem a Marly escapou do Ricardo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário