quarta-feira, 5 de maio de 2010

Anselmo Raposo critica família Sarney - Informe JP

Numa entrevista concedida ao blog da Dilma (www.dilma13. blogspot.com), no dia 1º de setembro do ano passado, o agora secretário de Educação do Estado, Anselmo Raposo, fez duras críticas à família Sarney, a quem acusou de responsável pelo atraso existente no Maranhão.

Veja abaixo o trecho em que o secretário de Roseana Sarney analisa a oligarquia. A íntegra da entrevista pode ser acessada clicando no endereço http://www.dilma13.blogspot.com/2009/09/9-entrevista-blogueiro-anselmo-raposo.html

“O Maranhão governado pela Família Sarney orgulha o povo maranhense? A oligarquia Sarney já perdura por 40 anos, e o Maranhão ainda possui os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil. Ganhamos apenas do Piauí, de Mão Santa, e de Alagoas, de Collor e Renan Calheiros. A família Sarney sempre fez neste estado o que o Brasil está conhecendo agora no Senado; ou seja, transformou o público no privado. O mais impressionante disso tudo é a rede que esse último oligarca estendeu aqui no Maranhão. O Sarney domina os meios de comunicação, o judiciário e até o tribunal de contas. Quem nasce em São Luís nasce na Maternidade Marly Sarney. Se fores à praia és obrigado a passar pela ponte José Sarney. Caso precise da justiça você pode dirigir-se ao Fórum Sarney Costa e se fores prestar contas de um recurso público vá ao tribunal Roseana Sarney. Enfim, o Maranhão é um paraíso pelo seu povo, belezas como os Lençóis Maranhenses, pela maior área de mangue do Brasil e pelo belíssimo folclore, mas não tem muito que se orgulhar de quem governou este estado nos últimos anos”.

 
Petista corrige informação

O petista Giltarlã Araújo Lima, da região de Balsas, corrigiu informações divulgadas pelo blog do Garrone (Portal JP) que o colocavam dentre os que apoiam a aliança com a família Sarney.

Segundo o petista, que é pré-candidato a deputado federal, a publicação de seu nome como aliado de Roseana Sarney estaria colocando em dúvida a sua seriedade política.

“Estou tendo uma série de problemas, já que sou conhecido pela minha seriedade nas tomadas de decisões e pela minha militância como político de esquerda e em prol dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável”, afirmou Giltarlã, que foi delegado no encontro petista que definiu apoio a Flávio Dino, e com o seu voto.

Requerimentos importantes

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, requerimento da deputada Helena Heluy para que seja realizada uma audiência pública, no dia 11 de maio, que discutirá melhorias para policiais e bombeiros militares.
Foi aprovado, também, requerimento do deputado Rigo Telles, para incluir a discussão da PEC 013/2003, em tramitação no Congresso Nacional, na pauta da 14ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

O Congresso acontecerá dia 26, em Belo Horizonte. A PEC 013, como ficou conhecida, devolve aos estados a competência para legislar sobre a criação e desmembramento de municípios. Essa competência foi retirada desde a edição da Emenda Constitucional nº 15 de 1996.
Eclusas

O deputado federal Roberto Rocha (PSDB-MA) participou da discussão, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, sobre projeto que obriga a construção de eclusas em barragens construídas nos rios navegáveis.

Rocha defende a aprovação da proposta, que garante também preservação do ciclo reprodutivo de peixes (piracema).
 
Código Florestal
 
Em entrevista para o programa “Palavra Aberta”, da TV Câmara, o deputado Roberto Rocha voltou a abordar um tema que defendeu durante todo o ano passado, quando presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados: o Código Florestal Brasileiro.

Enquanto ambientalistas e produtores rurais permanecem entrincheirados, o parlamentar defende como solução ao impasse o que chama de “afastamento do radicalismo”.
 
Mudanças no Fies

Alunos que vão solicitar o Financiamento Estudantil (Fies) e aqueles que já obtiveram o financiamento têm, a partir de agora, uma série de facilidades.

Inscrições permanentemente abertas, juros mais baixos (3,4% ao ano) e mais prazo para quitar o empréstimo (três vezes o tempo de duração do curso) estão entre as mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação.

Um estudante que faz a sua graduação em quatro anos terá 14 anos e meio pra pagar o financiamento com taxa de juros inferior à inflação. No caso da prestação, ela será fixa, independente da inflação que ocorrer no período e da mudança das taxas de juros.
 
Prefeito denunciado I

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça recebeu, ontem, denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o prefeito de São Vicente de Férrer, João Batista Freitas, por não cumprir ordem judicial de pagamento de precatório.

Em janeiro de 2005, o presidente do Tribunal de Justiça notificou o município para pagar precatório ao credor José Carlos Tavares Durans, no valor de R$92.772,53.

O valor deveria ser incluído no próximo orçamento da gestão municipal, com atualização da referida quantia até a data do pagamento.

Prefeito denunciado II

Conforme autos do processo, decorrido mais de um ano, o denunciado não se manifestou sobre a quitação da dívida e foi novamente notificado para que informasse ao TJ a inclusão do precatório no orçamento, e a previsão do referido débito.

À época, o gestor informou que o pagamento seria incluído no exercício de 2006, mas não cumpriu o prazo, apresentando uma nova data, dessa vez para o ano de 2008.

O relator do processo, desembargador Bayma Araújo (presidente da 1ª Câmara Criminal) recebeu a denúncia e teve seu voto acompanhado pelos desembargadores José Luiz Almeida e Raimundo Melo.
 
MIUDINHAS

A Secretaria de Estado de Esporte e Juventude (Sespjuv) realizou na segunda-feira (3), no auditório da Faculdade São Luís, o Congresso Técnico da Etapa Metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).

O evento contou com a participação de coordenadores de esportes de escolas de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, que disputarão esta fase.

A secretaria municipal de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) local lançam, hoje, às 17h30, no auditório da Setur (Rua da Palma, nº 53, Centro), o Guia e o Calendário de Eventos Gastronômicos de São Luís.

O evento é direcionado ao trade (representantes de hotéis, bares, restaurantes, similares) da capital, parceiros e imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário