sexta-feira, 2 de setembro de 2011

TUTÓIA! UMA CIDADE SEM ÁGUA.

Do blog do Elivaldo Ramos



Há algum tempo a população tutoiense vem sofrendo a falta de água para suprir uma necessidade básica: beber.



A falta de água em Tutóia já foi noticiada e reclamada por muitos. Nenhuma medida foi tomada.


Não se pode dizer que o problema se deve a falta de recursos, pois o governo disponibilizou 5 milhões para o abastecimento em Tutóia. Desses 5, pelo menos já foram aplicados e como resultado nenhuma caixa ou outra parte da obra concluída, de fato, apenas, 1 caixa em fase de conclusão. E outra por concluir e a estação onde deve ser coletada e tratada, ainda faltando muito pra sua conclusão.


Há anos a CAEMA, deixou de cobrar e também de disponibilizar água tratada em Tutóia. De lá pra cá, já são 3 governos, e aproximadamente, 11 anos, sem água.


A população de nossa cidade abastece-se de poços feitos nos quintais de casa, onde a água que sai não é qualidade, pois visualmente se percebe uma coloração amarelada e de gosto ruim. O que leva a quase todas as residências, em Tutóia, que possui poço utilizar apenas pra lavar e tomar banho.


A água de beber é coletada em natura de poços do Bairro Comum sem nenhuma espécie de tratamento, a 4 km da sede e vendidos a 2 reais em garrafões de porta em porta por muitas pessoas como mostram as imagens de motos e caminhonetes que fazem, em média, quatro viagens diárias distribuindo 100 garrafões todo dia cada um dos transportes que realizam o serviço.


Não deixa de ser um ganho extra para essas pessoas, mas também um absurdo pro município.


Na comunidade Comum, eram dois poços que abasteciam de maneira precária a comunidade, pois a água que chega às torneiras das residências não atende as necessidades de todos. Digo e afirmo pois sou morador da comunidade.


Eram dois, porque anteontem (29) um desses poços parou de funcionar. A estrutura que sustentava a caixa cedeu e desabou e por pouco não causou uma tragédia matando uma das crianças que reside próximo do poço ali no Bairro União, a aproximadamente 1 km do centro do Comum.


E por que a caixa caiu? Talvez porque a obra seja de má qualidade. Ou porque a estrutura feita sustentava uma caixa de 10000 litros e recentemente tinha sido substituída por uma de 15000. O que custava reforçar a estrutura, não é mesmo?


E tem mais um problema a empresa que construiu esse poço há mais ou menos 5 anos é a mesma que acabou de construir uma no Povoado lagoa Grande, onde houve comemoração no sábado passado na inauguração com presença de personalidades do executivo e legislativo municipal.


Senhores de Lagoa Grande e de qualquer outro povoado. Cuidado!!!!!!!



As caixas estão caindo!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário