sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tribunal de Contas do Estado lança Programa de Gestão Estratégica

O Tribunal de Contas do Maranhão lançou ontem o seu Programa de Gestão Estratégica. O lançamento aconteceu no auditório do TCE, reunindo servidores, membros e gestores de todas as unidades. A iniciativa integra as ações do Programa de Modernização dos Tribunais de Contas (Promoex) e servirá para definir os rumos do tribunal para os próximos quatro anos.
Lançamento foi feito pelo presidente do TCE, Edmar Cutrim
O programa contempla dois produtos: a revisão do “Planejamento Estratégico” e do “Plano Estratégico de Gestão de Pessoas” para o período de 2010 a 2015. Essencialmente, trata-se de definir a trajetória futura do TCE maranhense buscando a obtenção de vantagens competitivas como melhoria de resultados, flexibilidade e inovação.
Os trabalhos serão conduzidos com a consultoria da Planus Estratégia & Gestão, empresa de consultoria, pesquisa e capacitação com mais de 20 anos de atuação nacional e internacional junto a organizações públicas, privadas e não governamentais.
Os principais objetivos do trabalho são: a) construir a visão diagnóstica do TCE-MA, verificando sua capacidade institucional e a percepção dos seus clientes e de todos os interessados na sua atuação; b) construir a visão estratégica, com a participação de suas lideranças; c) construir a visão gerencial, a partir dos desdobramentos de seus objetivos estratégicos em suas principais unidades organizacionais com a participação dos líderes e suas equipes, e; d) plano estratégico de gestão de pessoas.
O plano estratégico de gestão de pessoas assume grande importância em todo o processo, considerando que, em um mundo cada vez mais interligado, o trabalho está conectado a um processo constante de aprendizagem. “Nesse contexto, já não basta ter uma única pessoa aprendendo pela organização, e o desenvolvimento e implementação do plano estratégico de gestão de pessoas atua como o pilar de sustentação para as mudanças necessárias”, observa o presidente do TCE, conselheiro Edmar Serra Cutrim.
A metodologia adotada terá caráter participativo, tendo o envolvimento dos diversos níveis organizacionais como princípio fundamental para a obtenção dos resultados. Todas as atividades têm um caráter essencialmente prático e serão desenvolvidas, a partir de agora, com trabalhos de reflexão individual, discussão em subgrupo e discussões plenárias.
Programação
Duas palestras marcaram o lançamento do programa: a primeira, com o tema, “Planejamento: uma estratégia da Justiça” foi proferida pelo assessor de Planejamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivan Gomes Bonifácio.
A segunda ficou a cargo do pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonard Renne Guimarães Lapa, que falou sobre o tema: “Organizações Públicas Orientadas pela Estratégia – A experiência do Tribunal de Contas da União”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário