sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FEIRA DE LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA LANÇA O MINI DICIONÁRIO TUTOIÊS

Blog do Elivaldo Ramos


Nesta última terça feira a Escola Estadual Casemiro de Abreu promoveu uma feira de Literatura e Língua Portuguesa organizada pelas professoras Lourdes, Valéria, Gracinha e Gabrielle Ramos.


Como se pode observar nas fotos várias obras e períodos literários brasileiros foram trabalhados com os alunos do Ensino Médio da escola e exposta nessa feira.


Segundo a professora Gabrielle o evento, que contou com uma significante visitação, foi custeado e montado pelos próprios alunos com coordenação das professoras citadas. E o projeto faz parte da grade escolar e objetiva o incentivo da leitura.


Professora Gabrielle Ramos Autora do Tutoiês

Já a exposição e lançamento do Mini Dicionário “O Tutoiês” surgiu da observação de expressões utilizadas pelos próprios alunos em sala como, por exemplo, “cheguei ‘indagorinha’ da casa da tia”. A expressão “indagorinha” significa agora pouco, ou, faz pouco tempo, mas comumente utilizada em Tutóia.






















A professora Gabrielle acrescentou ainda, em um bate papo com esse blog, que o livreto lançado a estimulou a escrever um livro com o mesmo título, mas com artigos explicando sobre essa variação linguística de Tutóia que tem fundamento em um projeto de um professor da UFMA, que trata dessa variação no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário