quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Deputado Marcelo Tavares culpa governo pelo baixo empenho do MA no Enem



O deputado Marcelo Tavares (PSB) creditou a uma “falta de política educacional séria” o resultado obtido pelo Maranhão através do chamado Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), apontando a escola Ardalião Pires, em Barra do Corda, como a de pior nota no país. Segundo o parlamentar, a falta de planejamento tem prejudicado um melhor desempenho das escolas maranhenses no exame.

O pronunciamento de Tavares foi realizado logo no início da sessão desta terça-feira (13), no Pequeno Expediente, quando criticou o fato de outras três escolas maranhenses [a José Maria de Araújo; Professora Martinha Meneses, Isaac Martins e Kiola Costa] estarem entre as 20 com mais baixa nota do Enem no país. “Não há explicação lógica para isso a não ser a falta de uma política educacional séria. O Maranhão já está, somente neste governo, no quarto secretário de Educação. Não há planejamento que suporte isso. Não há política pública que sobreviva tantas mudanças”, alertou.

O líder da Oposição disse ainda que além da qualidade do ensino maranhense já ser pior que o de Estados vizinhos como Ceará e Piauí, esta situação tende a ficar pior ainda devido a proposta encaminhada ao Sindicato dos Profissionais em Educação (Sinproesemma), sobre a implementação do piso nacional do magistério. “A única coisa que foi oferecida é a volta do subsídio, a incorporação da GAM, ao salário do servidor, para que não fique exatamente ao projeto apresentado aqui no governo Jackson Lago. A incorporação da GAM será não de 100% mais em 80%, é uma vergonha”, reclamou.

Tavares finalizou afirmando que a situação é tão grave que até aliados do governo estadual criticam a situação, como o caso do ex-deputado federal Paulo Marinho. “O ex-deputado disse: \'vocês viram o resultado do Enem? Fiquei chocado, envergonhado. A educação no Maranhão faliu, que tipo de futuro espera os nossos jovens?\'”. “O governo de Roseana fez até Paulo Marinho ficar com vergonha e olhe que já fizeram bons negócios juntos. Infelizmente é a este governo que está confiado o futuro dos jovens maranhenses, a este governo que não tem nenhuma política pública, para a educação”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário