sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Secretário de Saude Ricardo Murad fará ‘maratona’ de inaugurações na Saúde

Do blog do Décio



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prepara uma série de inaugurações para o próximo dia 26. São novas unidades de saúde e serviços que vão agilizar o atendimento e consolidar a qualidade da assistência prestada na rede estadual, tanto em São Luís quanto no interior do Maranhão.
Sala de cirurgia do Juvêncio Matos fará operações especializadas em bebês
A secretaria está negociando a vinda da presidente Dilma Roussef. Ela participaria da inauguração da UPA do Parque Vitória, classificada pelo deputado Bira do Pindaré (PT), crítico da gestão do secretário Ricardo Murad na Saúde, de “pérola” (reveja). “É uma pérola que se deu ‘upgrade’ (atualização, melhoria)”, disse o secretário.
Estão prestes a entrar em operação a ala reformada do Hospital Carlos Macieira (3° e 5° andares), o novo centro cirúrgico do Hospital Infantil Juvêncio Matos, as novas instalações da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), as UPAs do Vinhais e do Parque Vitória, os novos leitos cirúrgicos do Hospital Tarquínio Lopes (Geral), o mamógrafo e o tomógrafo móveis da Marly Sarney e Carlos Macieira (Ipem).
Também estão sendo ultimados os preparativos para a inauguração do Hospital Municipal de Paulino Neves. No local funcionará uma academia de saúde, quando profissionais especializados vão orientar os pacientes, principalmente idosos, obesos e crianças, a praticar atividades físicas. Serão organizadas caminhadas e realizados o controle de diabetes e pressão dos participantes. Ricardo garante que a experiência será levada às principais unidades do Estado.
Nesse mesmo dia 26 será inaugurada a UPA do Vinhas, que atenderá exclusivamente os servidores públicos. Já no terceiro andar do Carlos Macieira estão sendo instalados 13 leitos de UTI e 25 leitos de internação. No quinto andar daquela unidade de saúde, serão disponibilizados 44 novos leitos de internação. No pátio funcionará o tomógrafo móvel, para atender os pacientes que necessitam de tomografias. O hospital tem central de tratamento de esgoto, de refrigeração e grupos geradores de energia.
O atendimento da demanda por cirurgias eletivas também será agilizado com a abertura do centro cirúrgico do Juvêncio Matos (com 3 salas de cirurgia) e a ampliação do centro cirúrgico do Hospital Geral, que passará a realizar cirurgias de alta complexidade.
O Hospital Infantil realizará operações de lábio leporino (fissura entre o nariz e a boca) e fenda labiopalatina (abertura
no lábio superior da boca que pode chegar ao palato, o céu da boca), comuns em recém-nascidos. Atualmente os maranhenses fazem o procedimento em Ribeirão Preto (SP).
UTI do Hospital Carlos Macieira tem equipamentos de última geração
A Feme passará a atender sua clientela em modernas instalações, na Praia Grande, em  frente ao Terminal de Integração. Na Maternidade Marly Sarney, as mulheres poderão realizar mamografias na carreta onde está montado o mamógrafo móvel.
No antigo Hospital Ryod, localizado na Avenida Kennedy, está sendo implantado o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), que fornecerá atendimento ambulatorial e exames especializados. Será criada ainda Central de Regulamentação Interna, que vai disciplinar as vagas e internações na Saúde.
“Dia 26 vamos dar início a um novo patamar na saúde do Maranhão. Sairemos do atraso. O Estado passa a ser ponta no setor com melhores hospitais e profissionais. É uma mudança de época, revolução. A governadora Roseana rompeu o barreira do atraso na medicina do Maranhão. Estamos a par e passo com a melhor medicina privada do Brasil”, disse Ricardo garantindo que a partir desse dia vai inaugurar “um hospital por semana”.
Ele também já solicitou à Assembleia Legislativa a realização de uma sessão especial para o dia 14 de setembro onde estará à disposição dos deputados para esclarecer todos os questionamentos em relação ao trabalho que vem desenvolvendo na secretaria.
Veja mais fotos de Nestor Bezerra de algumas unidades que serão inauguradas:
UPA do Parque Vítória é "pérola" da Saúde, segundo deputado Bira do Pindarè (PT)
UPA do Vinhais atenderá exclusivamente os servidores do Estado
Dois andares do Carlos Macieira foram recuperados. Várias UTIs serão inauguradas
Carlos Macieira terá também tomógrafo móvel
Mamógrafo móvel já está instalado na Maternidade Marly Sarney
A nova Feme funcionará em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande
No Hospital Coronel Riod funcionará um Centro de Medicina Especializada

Nenhum comentário:

Postar um comentário