terça-feira, 30 de agosto de 2011

ROSENA E RICARDO MURAD INAUGURARAM HOJE O HOSPITAL DE 20 LEITOS DE PAULINO NEVES. ESPERAMOS QUE FUNCIONE. O POVO MERECE!

O Hospital de Paulino Neves foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30) pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad. A nova unidade tem 20 leitos e vai funcionar com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, internações em clínica médica, obstetrícia e pediatria, e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório de análises clínicas e raio-X).
Hospital de Paulino Neves tem 20 leitos e vai funcionar com SPA 24 horas
Roseana disse que a entrega do hospital faz parte da completa reestruturação da assistência à saúde prestada aos maranhenses, por meio do fortalecimento da atenção primária e da descentralização dos serviços de média e alta complexidade. “Muita gente duvidou que fizéssemos estes hospitais porque achavam que município pequeno como Paulino Neves não merecia uma unidade deste porte. Estamos entregando este hospital porque temos responsabilidade com o povo maranhense e as pessoas da região não terão mais que se deslocar centenas de quilômetros para receber um atendimento médico de qualidade”, destacou ela.
O hospital é mais uma dos 72 e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Programa Saúde é Vida a ser inaugurado. O primeiro foi colocado em funcionamento no município de Lago dos Rodrigues. Os demais entrarão em operação de acordo com cronograma estabelecido pela secretaria. Cada hospital de 20 leitos tem área construída de 1.342,86 m² e é dotado de consultórios, salas de raio-X, salas de cirurgia, sala de nebulização, posto de enfermagem, banheiros, refeitório e área administrativa.
Ricardo Murad enfatizou que o hospital foi concebido para dar suporte às unidades hospitalares de Morros, Barreirinhas e Santo Amaro, dentro do megaprojeto turístico do Governo do Estado para os Lençóis Maranhenses. “Estamos deixando à disposição médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem para tratar com humanidade e profissionalismo à população, além de uma ambulância para que, caso necessário, o paciente seja transportado para outra unidade de saúde estadual com total conforto e segurança”, ressaltou. O hospital também contará com a parceria da prefeitura municipal, que terá seus atendimentos ambulatoriais transferidos para a unidade.
A maioria dos funcionários do hospital reside na comunidade e serão treinados por instrutores do Hospital do Coração (São Paulo) para trabalharem na área de urgência e emergência.
A técnica de enfermagem Leandra Silva Rocha, moradora de Paulino Neves, é uma das funcionárias do hospital. “A construção desta unidade é um sonho realizado porque antes o paciente precisava se deslocar para Chapadinha, Parnaíba ou São Luís em busca de atendimento, o que demandava tempo e às vezes até a vida. Agora teremos os primeiros atendimentos básicos na nossa localidade”, testemunhou ela.
Deputados, prefeitos e secretários participaram da solenidade. Fotos: Nestor Bezerra
Emprego e renda
O pescador Josemar Vale Oliveira (Mazinho) também viu na construção do hospital uma nova fonte de renda. Tornou-se proprietário de restaurante e lanchonete próximo à unidade de saúde. “A nossa expectativa é melhorar nossa renda com a venda de comidas e lanches para as pessoas que trabalham ou buscam atendimento na unidade”, disse.
Estavam presentes também à solenidade de inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Mello; os deputados estaduais André Fufuca e César Pires; e os secretários de Estado Hildo Rocha (Articulação Política); Jura Filho (Turismo); José Vieira (Gabinete Militar); Luis Fernando Silva (Casa Civil) e Max Barros (Infra-estrutura), e os prefeitos de Paulino Neves, Raimundo Lídio; e de Santa Quitéria, Osmar de Jesus da Costa Leal, o Manim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário