terça-feira, 23 de agosto de 2011

Deputados fazem nova inspeção no Hospital Carlos Macieira



Jornal pequeno



Leno Edroaldo / Agência Assembleia

Os deputados Marcelo Tavares (PSB), membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa; Eliziane Gama (PPS), o 2º vice-presidente da Casa, Neto Evangelista (PSDB); e o deputado federal Domingos Dutra (PT), integrante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, realizaram uma visita no Hospital Carlos Macieira para verificar as condições de atendimento à população e o andamento das reformas naquele local.
Esta é a segunda inspeção deste tipo realizada por deputados na capital maranhense. No último 11, eles [Bira do Pindaré (PT), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Marcelo Tavares, Gardênia Castelo (PSDB) e Domingos Dutra] visitaram o PAM Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória e Cidade Operária, acompanhados pelo presidente do Crea-MA, Raymundo Portelada..
Os parlamentares foram recebidos pela diretora-administrativa, médica Silvana Helena, que explicou as etapas das reformas já realizadas e as planejadas, que ainda precisarão de pelo menos 18 meses para serem entregues.
Segundo a diretora, durante a primeira fase de obras, foram reformados o térreo, terceiro e quinto andares, para que sejam ampliados os serviços de emergência, pediatria, além de 13 novos leitos de UTI e mais apartamentos. Pelo projeto, ao término da reforma, as instalações passarão a contar com 214 leitos e nove leitos de isolamento, dos quais três unidades de UTI (uma geral e duas de alta complexidade, englobando as áreas de neurologia e cardiologia).
No entanto, apesar desta etapa de reformas ter sido concluída em maio, até o momento não entraram em operação, sobrecarregando o atendimento nos andares onde estes são realizados.
INSPEÇÃO
Após a reunião, os deputados começaram a percorrer as instalações e logo no primeiro corredor vários pacientes reclamaram da qualidade e a falta de materiais para um atendimento mais adequado. “Do que era isso aqui para o que é hoje, a precariedade é máxima, uma decadência”, protestou Claudete Bruzaca Silva, dependente de funcionário público. Ela reclamou, por exemplo, ter pago R$ 450 por exames que deveriam ser realizados no hospital.
“Não estamos aqui para utilizar a oportunidade de forma política. O que queremos é buscar soluções, alternativas e os relatos que nós temos até agora são de várias reclamações. Ouvimos explicações da diretora, mas assim que saímos da sala de reuniões, só ouvimos reclamações”, disse o 2º vice-presidente Neto Evangelista.
Em seguida a comissão de deputados percorreu o terceiro, quinto andares e o térreo, todos reformados, mas ainda inativos. Quando estiveram na ala destinada à emergência os parlamentares puderam constatar alguns outros problemas, como por exemplo, pessoas colocadas em leitos nos corredores, assim como a existência de homens nas alas de emergência destinadas somente a mulheres.
“Saímos daqui estarrecidos pelo contraste de tudo o que foi pago, para o que efetivamente foi feito. Foram gastos R$ 30 milhões e o que aconteceu foram melhorias físicas, atualizações para o que exige hoje os novos padrões de atendimento. Estamos preocupados neste sentido, ao mesmo tempo que podemos perceber a falta de planejamento do secretário de saúde, que está no cargo há três anos”, reclamou Marcelo Tavares.
A próxima unidade de saúde que será visitada pelos deputados será o Hospital Dutra, quinta-feira (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário