terça-feira, 2 de agosto de 2011

REUNIÃO SEM SIGNIFICADO MARCA REINÍCIO DAS AULAS NA REDE PÚBLICA DE TUTÓIA

DO BLOG DO ELIVALDO RAMOS




Pode ser que alguns digam que estou exagerando, mas considerei sem significado e sem nexo a reunião que ocorreu na manhã de hoje no salão da Secretaria de Educação de Tutóia, denominada de apresentação de resultados obtidos nas oficinas trabalhadas nas férias de julho.

Bem, parece que não somente eu, mas muitos colegas que conversei na reunião.

Além, de que foram convocados professores e diretores de todas as escolas do município para apresentarem o resultado de três semanas de aulas sem planejamento trabalhadas nas férias (aquelas já polemizadas aqui em julho!!!).

Fecha fecha na entrada do Salão da Secretaria

O problema é que o espaço físico da Secretaria de Educação não foi suficiente para receber os profissionais que, ao invés de apresentarem os trabalhos, ficaram vendo apenas imagens passando em enfadonhos slides. Santa paciência ainda, todos, tivemos para assinar uma freqüência, não sei pra quê. Imagino que se não fosse assinada pegaríamos faltas que viriam com enormes descontos. É a forma que gestão da Educação de Tutóia encontrou de reprimir quem não concorda com os absurdos ditados.

Zezé Ramos explicando slides (de vermelho com microfone)

Fiz algumas fotos e entrevistas com alguns colegas de profissão e também com Zezé Ramos, Coordenadora de Planejamento, isso mesmo planejamento. Embora tenha parecido faltar planejamento desde quando enviaram o projeto pra desenvolver nas férias.

Segundo a professora Zezé Ramos, o momento é “uma avaliação do 1º semestre de 2011[...] boa parte dos alunos saem do ensino fundamental sem saber ler e escrever e a Secretária determinou como meta neste ano que os alunos terminem essa etapa lendo e escrevendo”. Quando a perguntei se as três semanas foram suficientes para se chegar a essa meta, ela afirmou que as três semanas foram só o começo e que será dada continuidade com torneio de matemática que ela está planejando.

No entanto, argumentei que houve muitos slides e nada de apresentação concreta. Mas para ela a exposição correspondeu a expectativa e “estava dentro do planejado”, afirmou.

Já para professores como Cleijan Brandão, ele diz “de acordo com depoimentos de alguns colegas foi uma apresentação sem muito significado na minha vida profissional, até porque o ambiente foi pequeno pra quantidade de professores”.

Entrada do salão sem espaço pra sair ou entrar

Para a professora Doris, 28 anos de sala de aula, “essa reunião deixou tudo a desejar [...] tanto por parte da Secretaria de Educação, quanto dos educadores e gestores que não tem coragem de dizer aqui o que reclamam nas escolas [...]. Não teve efeito nenhum porque o que foi [exposto aqui em slides] a gente trabalha no dia a dia na sala de aula e se esperava algo de diferente”.

Para a professora Francisca do Barro Duro, o momento não teve “tanto êxito, pelo pouco tempo de elaboração e sem falar da falta de material de apoio. E o material que se utilizou, reaproveitado vai pra onde depois? A oficina que reciclou, o material vai virar lixo e vai acumular lixo a céu aberto [...]” evidenciando mais uma vez a falta de planejamento por parte das escolas e da Secretaria contribuindo para um resultado negativo desse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário