quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Deputados do MA e PI defendem parceria em prol da saúde pública



Deputados do Maranhão e Piauí discutiram, em audiência pública conjunta realizada nesta quinta-feira (25), em Teresina (PI), os problemas de atendimento hospitalar oferecido pelo estado piauiense a maranhenses, principalmente habitantes da região dos Cocais. Ficou acertada a montagem de uma parceria para enfrentar a questão. A audiência foi realizada por solicitação do deputado Luciano Leitoa (PSB), cuja principal base eleitoral é Timon, um dos municípios mais prejudicados com os problemas no atendimento a maranhenses.

O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí e dele participaram, além de vários deputados estaduais do Estado vizinho, o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Maranhão, Dr. Pádua, os deputados André Fufuca (PSDB), Carlinhos Florêncio (PMN), Vianey Bringel (PMDB), Antonio Pereira (DEM), Valéria Macedo (PDT), Marcelo Tavares (PSB), Gardênia Castelo (PSDB), Rubens Pereira Jr (PCdoB), Cleide Coutinho (PSB), Edilázio Jr (PV), Alexandre Almeida (PTdoB) e Hélio Soares (PP). Todos enfatizaram que a crise da saúde pública do Piauí e Maranhão só será resolvida se houver cooperação entre as autoridades dos dois Estados, em função dos problemas que se estendem há anos, prejudicando as duas populações.

O Estado do Piauí reclama que não há repasse de recursos financeiros suficientes para cobrir os gastos com pacientes maranhenses, por isso teria ocorrido a suspensão parcial do atendimento. Luciano Leitoa, que é membro suplente da Comissão de Saúde da Assembleia do Maranhão, foi enfático ao dizer que o problema realmente é antigo e só será enfrentado com vigor se os dois Estados se unirem buscando soluções conjuntas, o que deve acontecer agora com a abertura do canal feito por conta da audiência pública. O secretário adjunto de Saúde do Maranhão, José Márcio Leite, esteve no encontro e externou a posição do Governo do Maranhão.

Durante a semana passada, Leitoa esteve na Secretária de Saúde do Maranhão em busca de informações atuais sobre a situação da saúde que envolve os dois Estados, o que subsidiou o encontro no Piauí. No Estado visinho, ficaram sabendo que 40 por cento dos pacientes de seu sistema de saúde são provenientes do Maranhão.

Além de deputados e autoridades do setor de saúde, participaram da audiência vereadores de Teresina, Timon e outros municípios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário