quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Audiência pública discutirá problemas dos enfermeiros



Cláudio Brito
Agência Assembleia

 
A Assembleia Legislativa vai realizar no 31 de agosto, a partir das 14h, no auditório Fernando Falcão, uma audiência pública para discutir e apontar soluções para os problemas enfrentados pelos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem do Estado do Maranhão.

Foi o que ficou definido na manha desta quarta-feira (10), durante reunião da Comissão de Saúde da Assembleia, representada pelos deputados doutor Pádua (PP), Valéria Macêdo (PDT), Antonio Pereira (DEM), Carlinhos Florêncio (PHS), Marcelo Tavares (PSB) e da deputada Vianey Bringel (PMDB).

O requerimento que motivou a audiência é da deputada Valéria Macêdo (PDT), que também é enfermeira. Devem participar da audiência pública membros do Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Maranhão (Coren), do Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão e outras autoridades ligadas ao setor de saúde.

Para a deputada Valéria Macedo, o foco principal da audiência pública será a questão da jornada de trabalho e dos baixos salários, atualmente praticados para os profissionais de enfermagem, nos setores públicos e privados no Estado do Maranhão e em todo o Brasil.

A parlamentar ressalta que tramita nas comissões técnicas da Assembleia, um projeto de lei, de sua autoria, que sugere o estabelecimento do piso salarial dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. “Esses profissionais carregam o setor de saúde nas costas”, afirmou Valéria Macedo.

CONVOCAÇÃO

De acordo com o presidente da Comissão de saúde da Assembleia, deputado doutor Pádua (PP), ficou definido, ainda, que na próxima terça-feira (16), será discutida sobre o convite ou convocação do secretário de Estado de saúde, Ricardo Murad, para falar sobre dúvidas da oposição acerca do programa “Viva Saúde”.

A convocação foi sugerida pelo líder da oposição na Assembleia, deputado Marcelo Tavares (PSB). O parlamentar questiona irregularidades nas obras dos 72 hospitais que o governo do Estado está construindo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para o deputado Antonio Pereira (DEM), a Comissão e Saúde da Assembleia aceita convidar o secretário Ricardo Murad, para que ele esclareça dúvidas sobre a construção dos 72 hospitais. Segundo Pereira, alguns hospitais já estão prontos para funcionar. “Falta apenas contratar o pessoal especializado”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário