terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rebeldes tomam posse de QG na capital líbia, mas não acham Kadhafi

Globo.com


Ninguém sabe onde ditador e filhos estão, disse chefe militar da rebelião.
EUA e ONU já discutem ajuda ao provável novo governo líbio.


Do G1, com agências internacionais

Os rebeldes da Líbia tomaram controle total da fortaleza do ditador Muammar Kadhafi em Trípoli na noite desta terça-feira (23), disse o porta-voz militar dos oposicionistas. Mas os rebeldes não encontraram sinais de Kadhafi ou de seus filhos no local.
"Bab al-Aziziya está completamente sob nosso controle. O coronel Kadhafi e seus filhos não estavam no lugar", disse o coronel Ahmed Omar Bani, em Benghazi, sede dos rebeldes. "Ninguém sabe onde eles estão."
Rebeldes anti-Kadhafi invadiram na tarde desta terça-feira o complexo, após uma batalha com tropas fiéis a Kadhafi.
Dentro da fortaleza, atiraram para o ar celebrando a invasão, e as forças de Kadhafi não ofereceram mais resistência, segundo o relato.
A TV Al Jazeera mostrou imagens dos rebeldes dentro da casa de Kadhafi. A Reuters relatou que centenas de combatentes rebeldes saquearam armas do bunker do ditador líbio.
O diplomata Ibrahim Dabbashi, enviado líbio à ONU que havia desertado do regime, confimou a invasão e disse que a Líbia deve ser "libertada" em 72 horas.
Ele confirmou que os rebeldes querem enviar Kadhafi, seu filho Seif al Islam e seu chefe de inteligência a julgamento no Tribunal Penal Internacional da ONU em Haia, na Holanda.
Rebeldes celebram após invadirem a fortaleza de Muammar Kadhafi em Trípoli, capital da Líbia, nesta terça-feira (23) (Foto: AP)Rebeldes celebram após invadirem a fortaleza de Muammar Kadhafi em Trípoli, capital da Líbia, nesta terça-feira (23) (Foto: AP)
Mais cedo, aviões da Otan haviam bombardeado o complexo, também segundo a TV Al Jazeera.
Violentos combates com artilharia pesada e foguetes aconteciam também em outros pontos da cidade.
Os rebeldes relataram a Catherine Ashton, principal diplomata da União Europeia, que controlam 80% da cidade, mas ainda enfrentam resistência.
Apesar disso, o Pentágono afirmou que as forças militares de Kadhafi ainda são perigosas, e que os EUA estão monitorando os depósitos de armas químicas do regime líbio.
O Departamento de Estado afirmou que quer liberar ao menos US$ 1 bilhão em fundos para a reconstrução do país, e que os EUA já discutem com a ONU como ajudar o novo governo líbio.
A fortaleza de Kadhafi já havia sido bombardeada por aviões da Otan durante a madrugada, segundo fontes dos rebeldes antigoverno que caçam o ditador, cujo paradeiro segue desconhecido dos rebeldes e de seus aliados ocidentais.
Mas a Otan disse que seus aviões sobrevoaram a capital, mas não confirmou que houve ataques ao composto.
Fontes do conselho rebelde também disseram que as tropas oposicionistas tomaram o controle do porto petroleiro de Ras Lanuf, no leste do país. O porto fica no caminho para Sirte, cidade natal de Kadhafi.
Rebelde líbio anda em rua da capital, Trípoli, nesta terça-feira (23) (Foto: AP)Rebelde líbio anda em rua da capital, Trípoli, nesta terça-feira (23) (Foto: AP)
O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o argentino Luis Moreno Ocampo, havia confirmado horas antes que recebera informações confidenciais segundo as quais Seif al Islam, objeto de uma ordem de prisão da corte por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia, havia sido detido pelos rebeldes.
Mas, nesta terça-feira, o porta-voz do TPI afirmou que o tribunal nunca recebeu uma confirmação sobre a detenção.
O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafah Abdel Jalil, também havia afirmado na segunda-feira ter recebido informações seguras sobre a prisão.
Mohamed Kadhafi, outro filho do ditador que também teve a prisão anunciada no domingo pelos rebeldes, conseguiu escapar, de acordo com fontes rebeldes em Benghazi. Ele teria tido ajuda de homens leais a Kadhafi.
Nesta terça-feira, as forças do regime de Kadhafi dispararam três mísseis Scud dos arredores de Sirte, reduto do regime, contra Misrata, cidade controlada pelos rebeldes, informou a Otan, que classificou o ato como "irresponsável".
ONU
O enviado especial da ONU para a Líbia, Abdel Ilah Jatib, revelou que o regime líbio havia solicitado sua intervenção para negociar antes da ofensiva rebelde de sábado.
Os rebeldes entraram em Trípoli na noite de sábado e controlaram a Praça Verde - lugar simbólico no qual os partidários do regime costumavam se reunir - e a sede da televisão estatal, que desde a segunda não transmite sua programação diária, mas as forças leais a Kadhafi ainda resistem em alguns bairros, incluindo Tajura, Suq-Joma e Fashlom.
Segundo o Centro de Imprensa dos rebeldes, reforços estão chegando a Trípoli por mar a partir da cidade de Misrata, a 200 km ao leste, para garantir a tomada da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário