terça-feira, 9 de agosto de 2011

Maranhão vai ganhar parque eólico de 1.400 MV, implantado em Tutóia e Paulino Neves



Reportagem da Central de Noticias de Sao Luis


A empresa Bioenergy Geradora de Energia abriu estudos visando investir em um parque eólico no Maranhão, nos municípios de Tutóia e Paulino Neves, no litoral leste do estado. O projeto está estimado em cerca de R$ 6 bilhões e deve gerar mais de três mil empregos diretos e 15 mil indiretos, durante a fase de implantação. A Bioenergy é uma empresa especializada em projetos eólicos com forte atuação no Nordeste do Brasil.
Na tarde de quinta-feira (28), executivos da empresa reuniram-se, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), com os secretários Mauricio Macedo (Indústria e Comércio), Ricardo Guterres (Minas e Energia), Victor Mendes (Meio Ambiente) e Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário). Eles fizeram uma análise dos detalhes do projeto, que já foi apresentado à governadora Roseana Sarney, no dia anterior.
De acordo com os investidores, o parque eólico terá capacidade para geração de 1.400 MW de energia. A implantação está prevista para ocorrer em três fases, sendo a primeira em 2013 e a última em 2015. O potencial de ventos foi o fator principal que atraiu os investidores para o estado.
“O Maranhão tem um potencial eólico muito bom”, disse o presidente da Bioenergy, Sérgio Marques. A área total da Bioenergy nos dois municípios para a implantação do parque é de 20 mil hectares. A empresa já possui parques eólicos nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte e há três anos estuda o potencial dos ventos no Maranhão.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, a uma iniciativa fabulosa. “O interesse da Bioenergy confirma o destino do Maranhão de tornar-e um grande produtor de energia limpa. Trata-se de um investimento que vem somar-se aos demais para contribuir com o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”.
Na opinião do secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, as expectativas em relação ao parque eólico são muito boas. Ele considera o empreendimento inovador e grandioso para o Maranhão. “É um projeto que aumentará o potencial energético do nosso estado, sem impactos ambientais, com altos padrões e que certamente via contribuir para o desenvolvimento dos municípios de Tutóia e Paulino Neves e gerar empregos”, disse.
A conversa com os investidores, para o secretário Vitor Mendes, foi produtiva. “Este é um projeto importantíssimo para o Maranhão porque o inseri na lista dos estados produtores de energia limpa”, enfatizou. Ele destacou a iniciativa do Governo do Estado em atrair para o Maranhão investimentos ambientalmente corretos e sustentáveis como é o caso da produção de energia eólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário