sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Câmara de Limeira (São Paulo) estuda pedir cassação de prefeito

FOLHA DE SÃO PAULO



A Câmara Municipal de Limeira (151 km de SP) está estudando a abertura de um processo para cassar o mandato do prefeito Silvio Félix da Silva (PDT). Na quinta-feira (24), a mulher dele, Constância, foi presa com mais 11 pessoas numa operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Além da primeira-dama, foram presos dois filhos e duas irmãs dela. Todos são suspeitos de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e sonegação fiscal.
De acordo com a Câmara, o presidente Nilsen Filho (PMDB) solicitou ao Gaeco cópia dos documentos sobre o caso. Segundo a Casa, a medida pode levar os vereadores a abrir uma comissão processante para analisar a conduta do prefeito.
As investigações do Gaeco apontaram suspeita de incompatibilidade entre as posses e os ganhos dos presos. Segundo a promotoria, os membros da suposta quadrilha possuem patrimônio equivalente a R$ 21 milhões. Várias imóveis foram comprados usando empresas registradas em nome de laranjas, de acordo com as investigações.
Os suspeitos passaram a noite presos. Os homens ficaram em celas na Delegacia Seccional de Limeira; as mulheres, na Casa de Custódia da cidade.
Na tarde desta sexta-feira (25), cinco suspeitos foram levados até à sede do Ministério Público em Piracicaba para serem ouvidos.
Ontem, a primeira-dama Constância, que tinha cargo na chefia de gabinete da quarta-vice-presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi exonerada pelo deputado estadual Rafael Silva (PDT).
Até o momento, a investigação não indicou desvio de dinheiro público nem a participação do prefeito, de acordo com os promotores.
A reportagem não conseguiu entrar em contato com o advogado da primeira-dama. Ontem, o prefeito Silvio Felix declarou que os bens de sua família são regulares e condizentes com os ganhos declarados em Imposto de Renda.
"Minha família foi envolvida porque sou um homem público, mas acredito totalmente na inocência e tenho certeza de que a situação será esclarecida", disse Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário