segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vale estaria por trás do adiamento da obra de duplicação da BR-135, denunciam deputados

BLOG DO DECIO



Os interesses da poderosa Vale seriam o verdadeiro motivo do adiamento das obras duplicação da BR-135.
A denúncia foi feita nesta segunda-feira pelo secretário Pedro Fernandes (Cidades) e deputados que se reuniram pela manhã com o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) e o diretor-geral do DNIT, Jorge Fraxe, no Palácio dos Leões.
Paulo Sérgio Passos durante reunião com secretários e deputados
O interesse da mineradora acontece por conta do projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), alvo de ação do Ministério Público Federal.
Segundo o secretário e os deputados, a Vale quer que a rodovia fique no meio da EFC, já que a empresa pretende construir a outra via paralelamente a já existente.
O deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) disse ter achado estranho quando, há duas semanas durante reunião do secretário Max Barros (Infraestrutura) com Fraxe em Brasília, um diretor do DNIT questionou o problema que a obra na BR-135 poderia causar à duplicação da EFC.
“Não podemos permitir que a Vale se sobreponha aos interesses do povo do Maranhão. O Estado do Maranhão é mais importante que os lucros da Vale”, reagiu o deputado federal Lourival Mendes (PTdoB).
O ministro negou que o adiamento da obra esteja ligado aos interesses da mineradora. Ele disse que a questão foi meramente técnica porque ainda faltavam alguns estudos de solo na área a ser duplicada.
No entanto, ele admitiu que o ministério se utilizou um estudo da Vale para determinar a realização da obra agora suspensa.
Paulo Sérgio Passos garantiu para junho do próximo ano o início da duplicação da BR-135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário