terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ministro confirma no Maranhão a duplicação da 'rodovia da morte'

JORNAL PEQUENO


A governadora Roseana Sarney recebeu do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, ontem, a confirmação da execução da obra de duplicação da BR-135, trecho de 28 quilômetros entre Estiva e Bacabeira. O encontro ocorreu no Palácio dos Leões, onde o ministro também se reuniu com o vice-governador Washington Luiz Oliveira; deputados federais e estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; senador Edison Lobão Filho; e secretários de Estado. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, também participou da reunião. “Essa é uma obra muito importante para o Maranhão e o ministro está aqui para tranqüilizar a todos nós, garantindo que a duplicação começará no ano que vem, possibilitando que o estado continue vivendo esse momento de franco crescimento econômico”, declarou a governadora.
O ministro assegurou a realização do trabalho. “Todos podem ficar tranquilos que nós vamos promover as complementações e informações que se fazem necessárias no projeto e, eu já disse e afirmo: passado o período da chuva nós vamos começar as obras de duplicação da BR-135, entre Estiva e Bacabeira”, afirmou o ministro.
Foto: Handson Chagas
A governadora Roseana Sarney discute obra de duplicação da BR-135 com o ministro Paulo Passos
Paulo Passos observou que o Maranhão vive um momento positivo, de crescimento, de boas expectativas e disse saber o significado da instalação da Refinaria Premium I e o que ela vai trazer em termos de desdobramento para a economia do estado. “Para que isso possa ocorrer de forma tranqüila, o estado tem que contar com uma rodovia em boas condições, duplicada, que der suporte. Nós temos consciência disso. O povo do Maranhão, as autoridades políticas do estado podem ter certeza que vamos complementar as informações que faltam para que o projeto seja executado”, reforçou.
O ministro veio ao Maranhão explicar o porquê do cancelamento da licitação para execução da obra. Ele informou que o edital foi cancelado por apresentar problemas no projeto e que, neste momento, o Dnit e o Ministério cuidam em complementar as informações técnicas indispensáveis para que se possa levar adiante o projeto sem nenhum transtorno. “Quando falo isso me refiro às questões especiais do solo onde vai ocorrer a duplicação. Nós verificamos, há algum tempo, que o projeto existente não tinha em seu conteúdo as informações no nível de detalhe que é necessário. Hoje, no entendimento que tivemos, o Dnit já adotou essa providência junto a empresa construtora, e serão iniciadas as perfurações ao longo do eixo da rodovia de modo que possamos desencadear o processo licitatório com total segurança”, relatou Passos.
O ministro disse que o governo federal sabe da importância da duplicação da BR. “Nós sabemos o alto fluxo de veículos que trafega diariamente na região. Nós temos informações das estatísticas de acidentes que ocorrem na rodovia. Cumpre a nós, como é do nosso dever e estamos cientes disso, tocar a obra na maior velocidade possível para que ela comece efetivamente e ocorra sem paralisação”, enfatizou. Passos informou que o projeto de duplicação é prioritário para o governo e que está incluído entre as obras selecionadas para integrar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A duplicação da BR-135 é uma obra de engenharia com vários desafios técnicos, devido às condições geológicas do terreno e da maciça ocupação da faixa de domínio do traçado da rodovia por diversos tipos de interferência, tais como adutoras, instalações elétricas, cabeamento óptico, além da existência de 18Km de uma ferrovia instalada ao longo do acostamento da estrada.
Compromisso – O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, ressaltou que a presença do ministro no Maranhão mostra o compromisso do governo federal, do Ministério do Transporte e do Dnit, para que essa obra seja efetivamente executada. “Foi uma reunião bastante proveitosa com a participação do poder Executivo e Legislativo, na qual houve uma verdadeira sabatina ao ministro e ao diretor do Dnit e a posição do governo foi questionar a suspensão e o cancelamento do edital sem antes ponderar com o governo do Estado quais os motivos que levaram a este cancelamento”, destacou o secretário.
Segundo Barros, com a garantia do Ministério o momento agora é de ação. “Nós estamos trabalhamos agora uma agenda positiva para poder minorar os transtornos dada a importância da BR-135. A presença do ministro aqui, dando explicação à população, mostra o compromisso firme de que a obra será realizada”, enfatizou Max Barros.
Deputados do MA levantam suspeitas contra a Vale na duplicação da BR-135
Os deputados Stênio Rezende (PMDB), Rogério Cafeteira (PMN), Eduardo Braide (PMN) e Zé Carlos (PT), em pronunciamento da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (24), levantaram suspeitas quanto a uma possível ação da Vale no sentido de inviabilizar a licitação da duplicação da BR-135, recentemente cancelada, em favor dos interesses da segunda maior mineradora do mundo de ampliar sua ferrovia.
A manifestação dos deputados deu-se quando do relato que fizeram sobre a reunião realizada ontem (24), pela manhã, no Palácio dos Leões, com o ministro do Transportes, Paulo Passos, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, que vieram ao Maranhão atendendo a um convite da governadora Roseana Sarney. “A Vale quer que seus interesses prevaleçam sobre os interesses do povo do Maranhão. Achei um absurdo o fato relatado na reunião de que o Dnit utilizou estudos feitos pela Vale para emitir o parecer técnico contrário ao projeto”, revelou o deputado Rogério Cafeteira.
“O deputado federal Pedro Fernandes (hoje secretário estadual das Cidades), homem experiente e técnico com experiência na área de engenharia, não ficaria indignado a toa. Ele deve ter elementos que fundamentam a suspeita de que a Vale agiu, sim, no sentido de fazer prevalecer seus interesses em detrimento dos interesses do povo do Maranhão. Se isso se confirmar, essa Casa tem que tomar uma medida mais enérgica”, argumentou o deputado Stênio Rezende.
Para o deputado Zé Carlos, custa acreditar que um projeto elaborado há tanto tempo e por engenheiros do Maranhão que, segundo ele, são competentes e já deram demonstração de sua capacidade em outras ocasiões, não tenham feito a análise de solo daquela área. “Dizer que não se aprovou o projeto porque não se tinha a confirmação da análise de solo daquela área é demais. É querer atribuir a responsabilidade aos nossos engenheiros. Não posso concordar com isso”, esclareceu.
Segundo o deputado Eduardo Braide, ficou explícito na reunião que a duplicação da BR-135, agora prometida para junho de 2012, só contempla o trecho Estiva/Bacabeira. “A gente sabe que o problema a ser solucionado implica na duplicação do trecho da Estiva até Miranda do Norte. Ficou bem claro pra mim que pode sair até junho de 2012 o trecho Estiva/Bacabeira, o restante talvez daqui há cinco anos”, revelou.
Articulação deve continuar – Os deputados Rogério Cafeteira, Stênio Rezende, Eduardo Braide e Zé Carlos foram unânimes em elogiar o trabalho de articulação das bancadas estadual e federal do Maranhão que, com a contribuição decisiva da governadora do Estado, viabilizou a vinda da cúpula do ministério dos Transportes ao Maranhão. “Parabenizamos o empenho da nossa governadora, do senador Edinho Lobão, do deputado Pedro Fernandes e outros que somaram com a voz desta Casa na defesa dos interesses do povo maranhense”.
“É importante que a gente continue nessa luta, unidos, porque a BR-135 só será duplicada se todos os políticos do Maranhão estiverem juntos e atentos. Nós não podemos baixar a guarda porque isso so será resolvido com pressão política”, observou Rogério Cafeteira.

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