quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ministro reconduz Natalino à reitoria da UFMA

Por Gil Maranhão, da Agência Política Real:
Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, reconduziu na tarde desta terça-feira 11, em Brasília, Natalino Salgado Filho para um segundo mandato como reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Natalino, que ocupa o cargo desde 2007, cumprirá mandato por mais quatro anos. A cerimônia foi realizada no prédio do MEC (Brasília), com a participação de um grupo de maranhenses, entre eles o deputado federal Domingos Dutra, e a pré-candidata do PDT à prefeitura de Paço do Lumiar, Núbia Dutra.
Natalino assina ato para mais 4 anos à frente da UFMA. Foto: Wanderley Pessoa/MEC
“A recondução do professor Natalino é um reconhecimento do seu exitosos trabalho frente à UFMA, que ele retirou do buraco em que se encontrava, expandiu as suas atividades e recuperou a credibilidade desta instituição de ensino superior, no estado do Maranhão e no cenário nacional”, disse Dutra ao saudar o reitor.
Na posse, Natalino Salgado reiterou o seu compromisso com a inovação e inclusão social, lemas da sua gestão. “Uma universidade que não escolhe produzir conhecimentos estará condenada a desaparecer como universidade”, disse o reitor.
Segundo ele, ao lhe conferir um segundo mandato, a universidade optou por inovar “e buscar as soluções mais eficazes para o nosso estado e nossa região os quais ainda se encontram em situação socialmente adversas. Por isso mesmo a pesquisa e a investigação na UFMA cresceram em mais de 300% nesse período”.
Expansão
O reitor revelou números que marcaram a sua gestão: a UFMA passou de três para oito campi, de 43 para 73 cursos de graduação, de 12 para 30 cursos de pós-graduação stricto sensu. “Saltamos de 11 mil para 22 mil alunos em situação presencial e de quase zero para mais de de 10 mil alunos nas modalidades especiais e à distância, sobretudo no interior do estado e principalmente na formação de professores”, comemorou.
Natalino Salgado reafirmou que nesse segundo mandado pretende fortalecer a assistência estudantil. “Aperfeiçoaremos nossos indicadores de qualidade, combatendo a evasão e a repetência, e trabalharemos pela valorização do corpo docente e técnico-administrativo”.
Disse, também, que a maior inovação/renovação de todas é fazer o que de mais óbvio deve ser feito: cuidar da educação de todos com a máxima responsabilidade. “Não sabemos onde estão os maiores talentos, e é por isso que todos e a cada um devem ser dadas as melhores oportunidades de uma formação superior de qualidade. É por isso que a politica educacional do Estado brasileiro deve ser cada vez mais fortalecida para responder ao legado negativo de nossa história social, marcada por grandes desigualdades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário