domingo, 23 de outubro de 2011

Novos vídeos mostram Kadafi vivo e filho fumando

O grupo de mídia líbio Freedom Group postou neste domingo (23) um novo vídeo que mostra o momento da captura do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadafi, em um ataque ao comboio em que ele fugia da cidade de Sirte na quinta-feira passada. Assista ao vídeo (atenção: as imagens são fortes).


Com boa definição, o vídeo de pouco mais de dois minutos mostra o ditador sendo agredido por seus captores – combatentes leais ao novo governo líbio – logo após ser retirado da tubulação em que havia se escondido, mas não permite concluir que ele tenha sido executado, como se suspeita.
No mesmo dia em que o Conselho Nacional de Transição (CNT) anunciou em Benghazi a libertação da Líbia após 42 anos de ditadura de Kadafi, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu que as circunstâncias da morte do coronel sejam apuradas.
Autópsia
As autoridades interinas da Líbia anunciaram na manhã deste domingo que uma autópsia foi realizada no corpo do ex-ditador na última madrugada, e que os legistas confirmaram um tiro como a causa da morte. O governo diz garantir que um sepultamento normal deve ocorrer e que o cadáver será entregue aos familiares do ex-líder.
“Ele morreu devido a um tiro de arma de fogo. É óbvio”, disse o legista, sem precisar se o local do tiro mortal é realmente no lado esquerdo da cabeça do ex-ditador, onde há uma marca de disparo, segundo as fotografias e vídeos divulgados mostram. “Ainda há diversas questões. Temos que repassar [o relatório]ao procurador-geral. Mas tudo será revelado publicamente. Nada será escondido”, acrescentou.
A autópsia foi conduzida num necrotério da cidade de Misrata, a cerca de 200 km ao leste da capital líbia, Trípoli. Após os exames, o corpo deve ser colocado novamente na sala refrigerada de um mercado local, onde tem sido visto por centenas de líbios munidos de câmeras e celulares desde sexta-feira.
Sepultamenteo em família
O CNT está determinado a enterrar o corpo de Kadafi, morto na quinta-feira em circunstâncias ainda não esclarecidas após ser detido pelos revolucionários em Sirte, último reduto dos aliados e cidade natal do ex-ditador. “Nós como muçulmanos, não vamos deixar que as emoções se imponham, temos de respeitar o corpo, esta é a postura do CNT”, disse um membro da máxima autoridade de transição, Abder Ramin.
A respeito do sepultamento houve inúmeras especulações, inclusive que seria lançado ao mar, um procedimento contrário à lei muçulmana, que diz que o corpo deve ser enterrado nas 24 horas posteriores a morte, o que também não aconteceu. “Somos pessoas civilizadas e não lançaremos seu corpo ao mar, isso quem fazia era Gaddafi, que jogava os corpos de líbios ao mar e os queimava, mas temos nossa moral, religião, tradições e costumes, e não o atiraremos (ao mar)”, garantiu outro membro do CNT Salem Canan.
Canan reconheceu que o local da sepultura “é uma questão sensível, que exigirá consultas a família e tribo do ditador”, devido ao fato de que o CNT teme profanação da sepultura.
“Kadafi era um criminoso e matou muitas pessoas no país. Não são poucos os que querem vingar-se e existe o problema de que se souberem o local da sepultura alguém pode ir até lá, destruir o túmulo, saquear e queimar o corpo”, justificou Canan.
ATENÇÃO: imagens agressivas a seguir:
Corpo do ex-ditador Muammar Kadafi foi exibido durante todo o dia num mercado na cidade de Misrata
“Ultraje”
Saadi, outro filho de Kadafi que fugiu para Níger após a tomada de Trípoli em agosto, disse, por meio de seu advogado, que está chocado e ultrajado com o tratamento dado a seu pai e a seu irmão Muatassim, também morto em Sirte. Segundo ele, que é procurado pelo governo provisório da Líbia, isso mostra que é impossível que membros do antigo regime.
Um vídeo divulgado nesta sexta-feira pela TV árabe e reproduzido na internet mostra Muatassim com a camiseta ensanguentada, tomando água e fumando um cigarro antes de morrer ao lado do pai.
As imagens teriam sido feitas supostamente após o ataque da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ao comboio em que estavam Gaddafi e o filho, pouco antes de ambos serem mortos, em circunstâncias não esclarecidas.



(Com informações da Folha.com e G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário