sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deputado Marcelo Tavares anuncia luta contra reajuste nas tarifas de água



O deputado Marcelo Tavares (PSB) informou, na manhã desta quinta-feira (13), que a bancada da Oposição irá se mobilizar, na Assembleia Legislativa, para não permitir que o Governo do Estado faça um reajuste de aproximadamente 87% nas tarifas de água cobradas pela Caema.

“É inaceitável e não há nada que justifique a Caema fazer um reajuste deste nível”, afirmou Marcelo Tavares, assinalando que, na próxima semana, os deputados da Oposição irão apresentar um requerimento de convite à diretoria da Caema para que seja feita uma explicação sobre os motivos para o reajuste pretendido pelo Governo do Estado.

Para Marcelo Tavares, o reajuste da tarifa da água é abusivo e nocivo à população do Maranhão. “Quando a governadora Roseana Sarney era candidata, a água era de graça, tinha aquele Programa Viva Água e a água era de graça. Agora, a governadora aumenta a conta de água em 86.9%. Até quando ficaremos assistindo passivamente a este governo de mentiras? É isto que a oposição não aceita”, frisou o líder da Oposição. Em seu discurso, ele questionou a defesa do reajuste da Caema, feita pelo deputado Roberto Costa (PMDB).

“O deputado Roberto Costa, que brigou tanto contra o aumento do IPTU, abusivo também feito aqui em São Luís, agora achou normal o aumento das contas de água da Caema. Nós da oposição achamos que os dois são abusivos, tanto o aumento do IPTU que a Justiça não permitiu que prosseguisse, quanto agora o aumento das contas de água”, discursou Marcelo Tavares na tribuna.

O líder da Oposição frisou que será deflagrada uma luta aberta contra o reajuste que considera abusivo, e acrescentou que a Caema é a Companhia que presta o pior serviço público do Brasil.

“Não tem água em São Luís, por exemplo, porque a água é racionada. Tem bairros que passam uma semana sem água. Não tem água, não tem esgoto que representa a metade da conta da Caema, não tem esgoto. O Estado não investe em saneamento e dizem que a Caema está quebrada. Quebrada por quê? Porque contrataram escritórios de advocacia para pagar os mesmos escritórios que trabalharam no processo da governadora Roseana, com dispensa de licitação”, frisou Marcelo Tavares.

Ele disse ainda que resolveu fazer a denúncia a tempo de impedir o reajuste, que já está publicado no site da Agência Reguladora de Serviço Público do Maranhão. “Estão tramando este aumento, estão seguindo as normais que a lei manda e agora o deputado Roberto Costa diz que a conta de água do Maranhão é barata, porque em São Paulo é mais cara. Ora, o Maranhão tem a pior renda per capita do Brasil, quem ganha menos, tem que pagar menos, por isso nós não vamos aceitar, passivamente, não aceitaremos isso aqui na Assembleia”, enfatizou o líder da Oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário