quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O MUNDO FICA LIVRE DE MAIS UM DITADOR: KADAFI ESTÁ MORTO!

G1



Kadafi está morto, dizem rebeldes na Líbia

Foto de celular mostra suposta imagem de Muammar Kadafi ensanguentado
De O Globo:
Sirta (Líbia) – O ex-ditador líbio Muamar Kadafi foi morto nesta quinta-feira ao tentar fugir de Sirta, pouco depois que combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) tomaram a cidade. Depois de muitas especulações, o ministro da informação do conselho, Mahmoud Shammam, confirmou que, segundo informações de combatentes que estão na cidade, o ex-ditador foi alvejado e morreu.
Os principais porta-vozes do CNT em Trípoli ainda não anunciaram a morte de Kadafi, mas o presidente do conselho, Mustafa Abdel Jalil, fará um pronunciamento em breve. Segundo Abdel Majid, comandante do CNT em Sirta, Kadafi foi ferido nas duas pernas e na cabeça ao tentar fugir em um comboio.
Ele teria sido atingido por um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas a aliança militar não confirma a informação. O coronel Roland Lavoie, da Otan, informou apenas que aviões da aliança atacaram dois veículos militares que faziam parte de um comboio perto de Sirta.
O comandante do CNT em Sirta afirmou que o chefe das forças de Kadafi, Abu Bakr, também foi capturado após a tomada de Sirta, cidade natal do ex-ditador e o último grande bastião das tropas ainda leais a ele, depois de oito meses de conflito.
- Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu – afirmou Majid, sobre o ex-ditador.
Além da Otan, o Departamento de Estado dos EUA informou que ainda não tem qualquer confirmação sobre a situação do ex-ditador, cujo paradeiro era desconhecido desde a tomada de Trípoli, há quase dois meses. Segundo a CNN, o CNT só confirma que um “peixe grande” foi capturado, mas não divulga seu nome.
Captura de ditador líbio Muammar Kadafi gera euforia de rebeldes nas ruas de Sirta
De acordo com Mohamed Leith, outra autoridade do CNT, Kadafi estava seriamente ferido, mas ainda respirava. Ele disse ter visto o ex-ditador, que estaria usando um uniforme cáqui e um turbante. Já Jamal abu-Shaalah, comandante do conselho em Sirta, afirmou que o ditador foi capturado, mas ele não estava certo se estava vivo ou morto. Ele teria sido removido em uma ambulância.
Os rebeldes, que chegaram a negociar uma rendição das tropas leais a Kadafi, afirmam que agora têm toda a cidade sob seu controle. Os combatentes dispararam tiros para o ar, lançaram armas para o alto e cantaram o hino nacional em comemoração. Na praça central da cidade, parte dos esfarrapados soldados do CNT também queimou bandeiras verdes da era Kadafi.
- Sirta foi liberada. Não há mais forças de Kadafi – afirmou o coronel Yunus Al Abdali, chefe de operações do CNT na parte leste da cidade, antes da divulgação de informações sobre Kadafi. – Estamos agora atrás dos seus soldados que estão tentando fugir.
Segundo testemunhas, a ofensiva final para a tomada da cidade começou às 8h (hora local) e durou cerca de 90 minutos. Pouco antes, cerca de cinco carros com partidários de Kadafi tentaram deixar Sirta, mas todos foram mortos pelos revolucionários.
Após o confronto final, os combatentes do CNT começaram a entrar em casas e prédios a procura de soldados de Kadafi que possam estar escondidos. Alguns dos milhares de moradores que fugiram da cidade durante o cerco que durou semanas começaram a voltar para casa, segundo a BBC. Alguns denunciaram saques a suas casas.
Depois da tomada de Trípoli, há três meses, e da recente queda de Bani Walid, outro bastião dos kadafistas, restava ao CNT conquistar Sirta, por onde especula-se que Kadafi tenha passado depois de fugir da capital. O conselho rebelde, que já governa interinamente parte do país, anunciara que esperava apenas a dominação de toda a Líbia para dar início à construção de um novo governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário