sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Todos calados


Do blog do Ricardo Santos


O Maranhão está calado. Aqui todos sabem que a sua população vive abaixo da linha de pobreza, mas isso não é pela sua localização como os políticos querem nos fazer crer. Nosso estado ocupa uma área de 331.983,293 km², sendo o 2º maior Estado em extensão do Nordeste e o 8º do País. É o 4º Estado mais rico (PIB) do Nordeste e a 16ª maior economia (PIB) do Brasil.




Na verdade os políticos maranhenses são os principais responsáveis, falta visão, interesse e sensibilidade. Aqui no Maranhão, todos sabem que poucos têm muito e muitos têm poucos (ou quase nada). Chegamos ao século XXI, enquanto a humanidade celebra o pleno desenvolvimento científico, cultural, humano e tecnológico, o Maranhão celebra a hipocrisia, a mentira e permanece no esquecimento.



Dizem que o vizinho Piauí é exemplo de mudança, isso por que seus políticos têm interesse no desenvolvimento, que diga o povo do Ceará e da Bahia, que diga o Brasil inteiro. Os maranhenses estão cada vez mais calados, muitos se justificam pela máxima popular que diz: “cada povo merece os políticos que têm”. Em meu caso, apesar de prefirir a do líder negro Martin Luter King: “o que me preocupa não é o grito dos maus, e sim o silêncio dos bons”, confesso que estou me calando aos poucos, afinal, gritar já não faz tanto sentido se nesse país, a justiça continua muda, cega, e surda.



Recentemente os ministros do TSE, entregaram o Maranhão de volta para a família Sarney. Roseana, a filha do senador Sarney, assumiu o Estado alegando que foi vítima de abusos. Ao assumir prometeu mudanças, prometeu segurança, educação e saúde (dos 70 hospitais, não entregou sequer um, apenas uma UPA).



Ela ganhou as eleições e por incrível que pareça, debaixo de muitos abusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário