terça-feira, 19 de outubro de 2010

QUEM ACREDITA NO IBOPE?

Do blog do Cardoso


Todos os institutos de pesquisas de opinião pública saíram desmoralizados no primeiro turno para presidente da República. Inclusive o Datafolha, que parece ser mais sério e comete menos erros.




Nenhum deles sequer se apoximou da margem de erros sobre os resultados. Marina surpreendeu, Serra cresceu e Dilma foi reduzida.



Agora vem o Ibope hoje com mais uma. Aponta que Dilma Rousseff tem 51% de intenções da preferência do eleitorado brasileiro. Serra estaria com apenas 31%. Ou seja: Dilma abriu 12% em relação ao seu oponente. Como?



Nada de novo aconteceu. Marina Silva declarou neutralidade. Os votos do PV, na sua maiori8a, migraram para Serra.



O Ibope é assim mesmo. Faz pesquisa para o gosto do freguês. O seu proprietário, Montenegro, dizia pelos quatro cantos do país que Serra seria o próximo presidente do país.



Como num passe de mágica, assim que a eleição se iniciou, virou a casaca. Passou a defender a vitória de Dilma no primeiro turno. Quebrou a cara.



Como eleitor já fui entrevistado uma vez pelo Ibope. Agora no primeiro turno. Mas acho que meu voto não foi contabilizado na amostragem. Por isso decidi não mais aceitar ser entrevistado pelo Ibope ou por qualquer outro instituto de pesquisa.



Eles não compram seu voto. Vendem seu voto ao gosto do cliente. Tratarei educadamente o entrevistador, mas vou recusar-me a declarar o voto. Aliás, o voto é secreto. Assim como são secretos os resultados das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário