quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pesquisa CNT/Sensus: Dilma tem 46,8% e Serra, 41,8%



Depois de cancelar a divulgação da pesquisa marcada para esta quarta-feira, a CNT/Sensus recuou e disponibilizou os dados do levantamento no site da instituição.




A pesquisa mostra crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT) frente a José Serra (PSDB) na corrida presidencial. A petista aparece com 46,8% das intenções de votos contra 41,8% para o tucano – uma diferença de cinco pontos percentuais entre os candidatos. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 11,3%.

A edição anterior da pesquisa, divulgada na semana passada, mostrava empate técnico entre os dois candidatos: Dilma com 46,8% e Serra com 42,7%. A margem de erro é da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.



Nos votos válidos (excluídos os brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 52,8% dos votos contra 47,2% para Serra segundo a CNT/Sensus.



A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 19 de outubro, em 136 municípios, com a realização de duas mil entrevistas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 36.192/2010.



Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma recebeu 45,3% dos votos e Serra, 40,6%. Os brancos, nulos e indecisos somam 13,6% na espontânea. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda foi lembrado por 0,3% dos eleitores e 0,3% também mencionaram nomes de outros candidatos que não estão na disputa pelo segundo turno.



A CNT disse que adiou a divulgação da pesquisa em razão de “atraso na coleta de dados”, mas nega que tenha realizado recontagem das informações diante da diferença frente os números divulgados nesta quarta-feira pelo Ibope – que apontou Dilma com 56% das intenções de votos, e Serra com 44%, numa diferença de doze pontos percentuais entre os candidatos.



A assessoria da CNT chegou a convocar jornalistas para divulgar a pesquisa esta manhã. Depois voltou atrás e colocou em seu site que a divulgação ocorreria amanhã, às 10h30. À noite, a instituição decidiu colocar os números da pesquisa no site – minutos depois da pesquisa Ibope ser divulgada.



A sondagem perguntou ainda qual seria o único candidato que o eleitor votaria. Para 44,7%, Dilma é a única candidata em quem votariam; para 15,5%, a candidata na qual poderiam votar; e para 35,2%, não votariam de jeito nenhum. Para 35,8% José Serra é o único candidato em quem votariam; para 20,6%, é o candidato no qual poderiam votar; e para 39,8%, não votariam de jeito nenhum. A sondagem foi protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 36.192/2010. (Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário