domingo, 24 de outubro de 2010

Mediador da Globo fez treinamento com Roseana poucas horas antes do debate

Do blog do Jonh Cutrim


O último debate entre os candidatos ao governo do Maranhão foi realizado a três dias das eleições do primeiro turno. A data coincidiu com um calendário nacional elaborado pela própria Rede Globo de Televisão para as afiliadas nos estados. Além da definição da data, a Globo também escalou jornalistas da própria emissora como mediadores dos debates. A ideia era dar uma espécie de isenção jornalística ao evento. Para o Maranhão foi escalado o experiente jornalista Tonico Ferreira.




Nascido Antônio Carlos Carvalho Ferreira, em 1947, na cidade de Santos, Tonico Ferreira se integrou ao quadro de repórteres da Rede Globo em 1981. A experiência e a isenção parecem não ter contado na decisão de Tonico Ferreira de fazer um treinamento com a então candidata Roseana Sarney (PMDB) algumas horas antes do debate na afiliada TV Mirante. Ao fazer um “media training” com Roseana, Tonico no mínimo atropelou a ética, pois não fez o mesmo com os demais três debatedores da noite.



Levado pelo publicitário Duda Mendonça, cuja empresa fez a campanha ao governo de Roseana, Tonico Ferreira passou o roteiro do debate e chegou a fazer perguntas a Roseana. O treinamento assistido por um pequeno grupo de quatro pessoas foi realizado em local escolhido por Duda. O treinamento foi filmado, cuja fita original ficou com Duda. Em dado momento, Roseana chegou a admitir que não conseguiria fazer o debate. De fato Roseana esteve bastante nervosa durante o debate, o que teria admitido no treinamento com Tonico.



Na sua estada em São Luís, aonde chegou um dia antes do debate, o jornalista global concedeu entrevista à Rádio Mirante AM, do mesmo grupo da família Sarney, que também controla a TV Mirante, afiliada da Rede Globo. Durante a entrevista, segundo o próprio site do grupo de comunicação, Tonico comentou “que esta é a quinta vez que ele media o debate entre os candidatos ao governo do Maranhão. Tonico ressaltou, ainda, a importância do mediador para a fluência do debate”. (Ucho Info)

Nenhum comentário:

Postar um comentário