terça-feira, 19 de outubro de 2010

Títulos falsos podem ter favorecido reeleição de Roseana



Do Blog do John Cutrim



A Polícia Federal investiga falsificação de certidões de nascimento, em cartórios do Maranhão, usadas para obter títulos de eleitor em nome de quem não existe. De acordo com as investigações, os documentos falsos podem ter favorecido a governadora, Roseana Sarney (PMDB), a ser reeleita.




Roseana foi reeleita com 1.459.792, apenas 50,08% dos votos válidos. O segundo colocado, com 856.402, Flávio Dino (PC do B) comunicou ao TRE “possível irregularidade” em Paço do Lumiar e Raposa, onde foram usadas urnas biométricas. O tribunal apura o caso.



Usada em 60 cidades, as urnas biométricas identificam eleitores por impressão digital. Dino diz que no Maranhão, 2.991 eleitores (6,2% dos que compareceram) votaram de forma convencional, pois não tiveram a digital reconhecida.



Segundo estimativa da presidente da Associação dos Responsáveis por Cartórios no Estado (Anoreg-MA), Alice Emiliana Brito, cerca de 300 mil certidões fraudadas serviram, nos últimos anos, para tirar o título e obter aposentadorias da Previdência Social. A PF disse não trabalhar com o número.



No mês passado, a Corregedoria do TJ também encaminhou à PF 17 mil certidões de cinco cartórios de São Luís com suspeitas de fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário