quinta-feira, 24 de junho de 2010

Holanda: governo trata com descaso a educação

Site do deputado Edivaldo Holanda
O deputado Edivaldo Holanda (PTC), em discurso na tribuna, na tarde desta segunda-feira (21), afirmou que o governo do Estado continua tratando com descaso a questão da educação. Ele frisou que, numa demonstração de pouco apreço com a pedagogia da alternância, o governo de Roseana Sarney destina, no Orçamento do Estado de 2010, apenas R$ 35 mil para as escolas rurais de todos os 217 municípios do Maranhão.

Citando o Estado do Amapá – com 13 municípios, e uma população de 600 mil habitantes -, o deputado frisou que o Maranhão tem 6,3 milhões de habitantes e o Amapá, com apenas 600 mil habitantes, praticamente a metade da população de São Luís, destinou no seu orçamento cerca de três milhões e meio de reais, ou mais de quatro milhões de reais, para 13 municípios, que deverão investir estes recursos na educação rural.

 Em seu pronunciamento, o deputado Edivaldo Holanda disse que o deputado César Pires, na condição de secretário de Estado da Educação, gastou mais com segurança do que com a melhoria do ensino. “Há quem diga que o deputado César Pires foi uma verdadeira sentinela avançada, na Secretaria de Educação”, afirmou o líder da Oposição, reafirmando que não há nenhum salto de qualidade na educação, como vem sendo alardeado na propaganda oficial veiculada pelo governo na mídia imprensa e no rádio e na televisão.

Edivaldo Holanda afirmou que, no município de Timon, a Uema realizou concurso em setembro de 2009, e até agora nenhum dos aprovados foi nomeado. “O mais grave é que a Universidade agora abriu inscrições para seletivo de substituto tendo os concursados, as pessoas que passaram, estão fazendo agora um seletivo, concurso paralelo, precário, de 10 meses, ganhando o mínimo, sem nenhuma segurança, sem nada”, declarou o parlamentar.

Ele denunciou também que, até a presente data todos os 1.200 alunos do ensino médio matriculados na rede estadual de ensino que moram na zona rural do município de Pinheiro estão sem ter como ir até as escolas pólos para estudar, porque não dispõe de alternativas de transporte. “O problema é que o transporte escolar para conduzir os jovens, que deveria ser contratado pelo Estado, simplesmente não existe, já que até a presente data a Secretaria de Estado de Educação não fez o convênio com a prefeitura para que os ônibus fossem contratados”, afirmou o deputado.

Segundo Edivaldo Holanda, os alunos reclamam que, em 2009, foi a mesma coisa: “Isto não é novo; no ano passado eles padeceram do mesmo problema, somente no final do ano, precisamente no mês de novembro, o Estado resolveu repassar os recursos para a Prefeitura, através de um convênio. E o mais greve é que, no mês de fevereiro, a Secretaria de Educação deu como aprovados todos os alunos, mesmo eles tendo ficado seis meses fora da sala de aula”, ressaltou Edivaldo Holanda ao encerrar o seu pronunciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário