quinta-feira, 10 de junho de 2010

Domingos Dutra: 'quero contribuir com o desgaste dos Sarney'

Por Sofia Krause

Nesta sexta-feira, o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) promete iniciar uma greve de fome caso a cúpula do PT decida anular o resultado da convenção do partido no Maranhão, que decidiu apoiar a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado. Os petistas-chefes querem dividir o palanque com Roseana Sarney. Dutra vê a intervenção como um desrespeito aos maranhenses. Em entrevista à VEJA.com, o parlamentar de 54 anos, 1,72 de altura e 71 quilos, narra os detalhes do seu plano.


Por que uma greve de fome?
Eu tenho consciência que é um recurso extremo. Mas é o único que a gente tem. Porque nós fizemos a disputa de acordo com as regras do partido. Se isso não vale, a greve de fome é o único recurso.

Até onde o senhor está disposto a levar o protesto?
Eu não estou querendo morrer de fome. Eu tenho bastante resistência para aguentar uns quatro meses...

O PT não vai reverter uma decisão do diretório nacional.
Eu acho que no mínimo vai haver um grande desgaste do grupo Sarney no Maranhão, que já está desgastado. Se eu contribuir com esse desgaste, eu acho que já valeu a pena.

O senhor vai tomar água?
Segundo os médicos que eu consultei, a gente ingere líquido como água, água de coco.. .Já consultei um deputado que passou greve de fome aqui para saber quais são as reações do corpo..

E quais são?
Eles me dizem que o corpo humano tem bastante resistência. No episódio do Haiti, teve gente que foi encontrada viva 15 dias depois do terremoto, sem comer. Eu sou de uma família muito humilde, portanto durante a minha infância toda eu não tive alimentação farta. Tenho minhas tripas muitos estreitas.

O senhor pretende continuar com sua agenda normal no Congresso?
Como a greve vai ser no plenário da Câmara, vou levar meu computador, meu telefone e livros para ler...O plenário é meu santuário.

Por que tanta resistência à candidatura de Roseana Sarney?
Os Sarney têm catinga.

Pode tomar banho no plenário?
Pode sim, já vi que lá no cafezinho tem um bom banheiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário